As 6 Melhores Apostilas para Enem

Neste artigo iremos tratar das melhores apostilas para o Enem, a fim de prepará-lo melhor para o dia da prova e assim, ingressar na faculdade dos seus sonhos. Lembre-se, disciplina e organização são fundamentais para ir bem na avaliação, portanto, prepare-se!

É possível encontrar na web vários livros e apostilas que prometem lhe ajudar nos estudos e lhe preparar para o vestibular. No entanto, é preciso peneirar, pois nem todos os materiais cumprem o que prometem.  

Abaixo selecionamos as melhores apostilas preparatórias para a prova do Enem. Elas possuem um ótimo custo benefício e com certeza lhe auxiliarão a aumentar a produtividade de seus estudos e organizar melhor o seu dia a dia.

Melhores apostilas para Enem do mercado

Confira abaixo as melhores apostilas para o Enem

1. Redação infalível: E outras dicas para você arrasar nas provas (2019)

Redação infalível: E outras dicas para você arrasar nas provas (2019)

Esta apostila foi escrita pela estudante Débora Aladim e oferece várias dicas para quem deseja realizar uma prova com competência e facilidade. Ela auxilia o estudante a construir uma boa rotina de estudos, preparando-o para a avaliação.

O material também ajuda a achar a motivação necessária para o estudante conquistar seus objetivos. A escritora oferece uma apostila com uma linguagem fácil, ágil, atual, e acessível.  

A autora Débora Aladim é famosa por seus vídeos no Youtube, onde tem mais de 1.5 milhões de seguidores. Ela conversa com um público jovem que tem a necessidade de aprender a organizar seu dia a dia de estudos.

Através deste livro, é possível criar um cronograma, revisar as matérias estudadas, auxiliando o aluno em sessões independentes de estudo. Segundo a autora, “é uma arma inestimável para todos aqueles que desejam fazer uma boa prova”.

É um material de apoio escrito por uma pessoa real, para um público real, que ajuda a vencer o medo que impede de estudar. Ele ensina técnicas e sugere dicas para tornar o estudo mais fácil, tornando mais simples a jornada de aprendizagem.

Prós

Contras

✅ Várias dicas práticas

🚫 A parte relacionada à redação não é muito original

✅ Conteúdo completo

🚫 Indicado para iniciantes

✅ Linguagem simples

2. 1001 Questões para Fazer Antes de Passar no ENEM (2018)

1001 Questões para Fazer Antes de Passar no ENEM (2018)

Este é um livro que oferece ao estudante 1001 questões, sendo 900 de provas do Enem passadas e 101 novas. É indicado para o aluno praticar e testar seus conhecimentos acerca das matérias necessárias para passar no exame.

O livro é bem organizado, com a indicação do nível de dificuldade das questões a serem feitas. Além disso, ele indica quais são as chances de a matéria abordada cair no exame do Enem.

O aluno que adquirir o livro pode acessar as questões através da plataforma Me Salva, possibilitando o estudo a qualquer hora e a qualquer lugar. É necessário apenas utilizar um QR Code para ter o acesso.

O livro aborda vários temas, como artes, geral, língua, literatura, ciências humanas e sociais, matemática e ciências. Foi escrito por Rafael Guerra Ortiz. Ele possui dicas importantes e questões recorrentes que caem na prova do vestibular.

Prós

Contras

✅ Conteúdo bem organizado

🚫 Não contém comentários sobre as questões

✅ Formato fácil de entender

🚫 Não é indicado para iniciantes

✅ Ótimo custo benefício

3. O Livro do Aprovado: Um Conteúdo Por Dia Para Passar no ENEM (2018)

O Livro do Aprovado: Um Conteúdo Por Dia Para Passar no ENEM (2018)

Este é um livro que se propõe a auxiliar o estudante durante um ano de estudos até o dia da prova do Enem. A ideia é escolher uma parte aleatória do livro, onde você irá encontrar uma cápsula de conteúdo das matérias.

O material engloba os assuntos que mais caem no Enem e nos principais vestibulares do país. O livro foi escrito por Rafael Guerra Ortiz com a participação de  diversos outros autores que auxiliam em sua estrutura e no aprofundamento do conteúdo que deverá cair na prova. 

Ele apresenta diversas matérias como línguas, literatura, ciências humanas, matemática, entre outros. Através de um conteúdo por dia é possível passar na prova do Enem sem muita dificuldade. 

É um livro prático e eficiente, que ajuda a organizar melhor seus estudos, auxiliando na assimilação de uma matéria por dia, aumentando a produtividade do aluno. Para passar na prova do Enem é necessário muita dedicação e disciplina e a proposta do livro é proporcionar um estudo profícuo e de qualidade.

Prós

Contras

✅ Prático

🚫  Alguns consumidores apontam o livro como superficial

✅ Auxilia na organização do dia a dia dos estudos

✅ Linguagem clara e objetiva

4. Apostila ENEM: Apostila Completa (2021)

Apostila ENEM: Apostila Completa (2021)

Esta apostila foi organizada com o intuito de aumentar a produtividade e o rendimento na preparação do estudante para a prova do Enem. Ela aborda cada conteúdo a ser estudado de uma forma clara e simples.

O material foi criado de acordo com a última prova realizada, por professores capacitados e com grande experiência em concursos. O livro foi desenvolvido de acordo com o último edital.

A apostila engloba as matérias de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e questões das provas de 2019 e de 2020.

Este livro contém cerca de 626 páginas, possui testes com respostas. Seu conteúdo é de fácil assimilação, auxiliando o estudante na otimização de seu tempo de estudos e aumentando a sua produtividade. 

Prós

Contras

✅ Fácil entendimento

🚫  Sua estrutura apresenta alguns problemas

✅ Com questões de provas anteriores 

✅ Testes com respostas

5. 2340 questões – Provas anteriores de 2009 a 2021 + Gabarito Oficial

2340 questões - Provas anteriores de 2009 a 2021 + Gabarito Oficial

Estes dois  livros possuem 1800 questões, e contém exercícios anteriores de 2009 a 2021 para treinar e se preparar para a prova do Enem. Não possui marcações e vem com uma tabela de controle simulado.

Acompanha três redações nota mil com comentários oficiais dos corretores da prova. Vem com uma tabela para o planejamento do cronograma de realização das edições, tornando possível assimilar o conteúdo até o dia da prova.

Os livros possuem uma tabela de controle simulado junto a uma planilha de auto diagnóstico na primeira página de cada edição, auxiliando o estudante a se organizar melhor ao marcar os acertos e erros das questões propostas.

Além disso, é possível realizar uma análise do tempo demorado para resolver as questões da prova, seu nível de dificuldade, e um espaço para colocar as dúvidas de cada pergunta, possibilitando uma melhor organização e otimização do tempo de estudo.

Prós

Contras

✅ Bom custo benefício

🚫 Não há questões comentadas nos livros

✅ Boa organização

✅ Tabelas que ajudam na organização dos estudos

6. 400 Questões de Física para Vestibular e Enem (2016)

400 Questões de Física para Vestibular e Enem (2016)

Esta apostila foi elaborada pelos professores André L. Diestel e Ricieri Andrella. Ambos possuem uma longa experiência em física para o ensino médio. A coletânea possui várias questões de vestibulares de todo o país e do Enem.

O seu conteúdo foi baseado no livro de física conceitual de Paul Hewitt. Ele possui diversas questões de provas anteriores do Enem, que auxiliam na assimilação das matérias e prepara os estudantes para a prova.

A obra reúne o vasto conteúdo de física básica em sua edição. Ela é dividida em 36 capítulos e possui 400 questões atuais, revisadas. É um livro indispensável na preparação do estudante para a prova do Enem.

O livro contém conteúdos sobre calor, eletricidade, magnetismo, mecânica, luz, física atômica, relatividade, som, física nuclear e propriedades da matéria. É um livro prático e bem organizado.

Prós

Contras

✅ O conteúdo é bastante completo

🚫 As questões não apresentam revisões, apenas o gabarito

✅ Bem organizado

✅ Excelente para revisar a matéria estudada

Para que serve a apostila para o Enem ?

Uma apostila de preparação para o Enem ajuda o estudante a assimilar melhor o conteúdo que irá cair na prova. Normalmente elas contém várias questões propostas apresentadas em editais passados.

As apostilas contém um resumo do conteúdo a ser estudado, sendo uma ótima aquisição para quem deseja se aprofundar melhor nas matérias. Além disso, muitos livros possuem dicas de organização dos estudos com planilhas e tabelas.

Normalmente, as apostilas são uma opção para quem não pode ou não deseja pagar por um cursinho. É possível adquirir uma apostila com um conteúdo específico como física e matemática, ou um livro que abrange todas as matérias do edital.

Os livros são normalmente criados por editoras ou por cursinhos especializados. As apostilas possuem um ótimo custo benefício, visto que não são caras e oferecem um conteúdo simplificado e bem organizado, auxiliando os estudantes em seu dia a dia.

Como escolher a melhor apostila para o Enem

Uma boa apostila de preparação para o Enem deve abordar os conteúdos de uma maneira que facilite a absorção do conhecimento e que prepare o estudante, auxiliando em seu dia a dia de estudos.

Resolução e comentário

Uma boa apostila de preparação para o Enem deve conter as resoluções das questões apresentadas, além de um comentário a respeito. Dessa maneira o estudante pode assimilar melhor o conteúdo e se preparar para a prova.

Benefícios

Os benefícios de se estudar através de uma apostila abrangem uma maior absorção das matérias, a realização de resumos e questões de provas passadas, além de organizar melhor a rotina do estudante, proporcionando uma efetividade na sua aprendizagem.

Quantidade de questões

Uma boa apostila deve ter inúmeras questões relacionadas aos assuntos que cairão na prova. Existem apostilas com 400 a mais de mil exercícios. Muitos deles contém o gabarito e algumas observações sobre a matéria estudada.

Perguntas frequentes

Qual material usar para estudar para o Enem?

O material ideal para se estudar para o vestibular deve ter matérias como língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, história, filosofia, sociologia, biologia, química, física, matemática e redação. Pode-se escolher apostilas com todo o conteúdo, ou matérias específicas. 

Qual o melhor ano para começar a estudar para o Enem?

Para ir bem nas provas, é indicado que se comece a estudar desde o ensino médio. Dessa maneira, o estudante já se acostuma a se preparar para o Enem, adquirindo uma boa rotina, se organizando melhor e aumentando a sua produtividade nas tarefas do dia a dia.

Qual o melhor Simulado Enem?

Existem diversos simulados grátis disponíveis na internet para preparar melhor o aluno para as provas. Podemos destacar o Geekie Enem, Beduka, Blog do Enem, Brasil escola, Questões Enem EBC, ensino Médio Digital FGV, Super Vestibular. Todos estes sites oferecem um material completo que auxilia o estudante a ir bem no dia da prova.

Como estudar para o Enem sozinho do zero?

O estudante deve ter em mente que é necessário muita disciplina e organização, visto que ele estará sozinho em busca de seus objetivos. Ele deve dividir as matérias que serão estudadas, manter o foco e a concentração, priorizar o conteúdo  que tem mais dificuldade e fazer um cronograma de estudos.

Como montar um plano de estudos para o Enem?

É preciso definir uma rotina, estabelecer metas e benefícios, ter uma maior organização dos horários destinados aos estudos e ser flexível. Além disso, pode-se utilizar uma agenda, tabela ou planilha, controlando as tarefas do dia a dia. Também é importante ter alguns momentos de descanso, para uma maior assimilação do conteúdo estudado.

Conclusão: qual a melhor apostila para o Enem

A melhor apostila para o Enem deve ajudar o aluno a se preparar para o dia da prova. Deve ter um conteúdo completo e vários exercícios que auxiliarão a um melhor entendimento das matérias. 

O livro com o melhor custo benefício é o Redação infalível: E outras dicas para você arrasar nas provas (2019). Ele possui inúmeras dicas para quem deseja se preparar melhor para o Enem. A apostila também ajuda na motivação para os estudos.

Podemos considerar o O Livro do Aprovado: Um Conteúdo Por Dia Para Passar no ENEM (2018) como o melhor deste artigo. Ele ajuda a organizar os estudos com cápsulas de conteúdo, tornando as tarefas e a assimilação das matérias mais fácil.

Existem na internet inúmeras apostilas que prometem um bom aprendizado e preparação para a prova do Enem. No entanto, é necessário observar a qualidade deste material, para você não comprar uma apostila de baixa qualidade. Os livros apresentados neste artigo, certamente poderão ser aproveitados para você poder se preparar e conquistar seus objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.