7 Melhores Técnicas de Memorização para os Estudos

A vida do estudante não é nada fácil. São inúmeras as matérias a serem assimiladas e é preciso ter muito foco e disciplina para se dar bem nas provas. Para ajudá-los, analisamos neste artigo as 7 melhores técnicas de memorização para os estudos.

Com uma boa memória, seja para as provas do ensino médio, do vestibular ou do concurso público, o estudante pode aumentar a sua produtividade e se preparar melhor para dar um importante passo em busca do sucesso.

7 Melhores Técnicas de Memorização para os Estudos

Existem diversas técnicas e estratégias que se bem utilizadas, proporcionam ao estudante uma boa assimilação do conteúdo. Não é um trabalho fácil, exige muito esforço e mudanças de hábitos. No entanto, é possível estudar de uma forma que o cérebro possa não só assimilar, mas compreender o que está sendo estudado.

1. Treine o seu foco

Para se ter um bom aproveitamento nos estudos é muito importante que se mantenha o foco. A capacidade de concentração é um fator predominante que deve ser levado em consideração, pois dessa maneira fica mais fácil compreender o assunto estudado.

Felizmente, é possível, através de um bom treinamento, exercitar o cérebro para que ele consiga focar no momento presente. O estudante conseguirá realizar as suas tarefas sem se distrair, seja por ter pensamentos no passado, ou em possibilidades futuras.

É fato que o foco aumenta a eficiência nos estudos. Ele ajuda a realizar melhor as tarefas e a buscar metas e um objetivo. É preciso tomar cuidado com as distrações do dia a dia, o celular ou a TV ligada são inimigos da concentração.

Um bom resultado surge quando conseguimos dar a devida atenção às atividade prioritárias. É preciso aprender a manter o foco na atividade mais importante de um estudante, compreender o assunto, o conteúdo das matérias e se preparar para a prova.

Uma boa dica para manter o foco é aprender a dizer não. Esqueça determinadas metas e objetivos que não lhe servem mais. Defina as suas prioridades. Faça um ensaio mental de você estudando. Imagine você absorvendo o conteúdo com facilidade.

Tenha o cuidado de não realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Escolha um conteúdo importante e mantenha o foco. Antes de passar para uma outra matéria, se dê um descanso. Não se esqueça também de exercitar a sua força de vontade.

2. Estabeleça um ritmo de estudos

Para melhorar o seu processo de memorização é indicado que se tenha comprometimento e assiduidade. De nada adianta estudar aquele conteúdo difícil uma vez por semana. Como nos exercícios físicos, é preciso se dedicar aos estudos todos os dias.

É preciso que se tenha muita disciplina e um treinamento constante. Não se esqueça que você tem uma meta, um objetivo a ser alcançado, portanto, é necessário muito esforço, constância, para que você consiga realizar o seu sonho, seja passar no vestibular, em concurso ou em uma prova da escola.

Uma boa dica para aumentar a produtividade nos seus estudos é elaborar um cronograma. Reserve um horário específico para estudar cada matéria. Ao tornar o estudo um hábito, será mais fácil assimilar o conteúdo.

3. Organize o seu espaço físico

Um ambiente bem organizado torna o estudo mais fácil e produtivo. É preciso que o ambiente seja calmo, tranquilo. Ter um lugar específico para os estudos ajuda muito a memorizar as matérias. Não se esqueça que ele deve ser limpo e organizado.

Um espaço silencioso e agradável ajuda a aumentar a memorização. Não se esqueça também de se afastar por um tempo das redes sociais, aplicativos de smartphones, e de tudo que possa tirar a sua atenção.

4. Revise o conteúdo estudado

Para memorizar o conteúdo estudado, é indicado que se leia ele novamente. A primeira leitura é importante para conhecer a matéria. Depois, em um segundo momento, você passa a compreender melhor o que está lendo.

São várias as possibilidades, faça resumos, mapas mentais, anotações, um brainstorm, e o que lhe ajudar a compreender melhor o assunto que está sendo estudado. Passar uma caneta nos conteúdos mais importantes do texto também é uma boa dica.

Para algumas pessoas, ler em voz alta o assunto estudado pode ajudar na memorização. Se esse for o seu caso, procure incorporar esta estratégia na sua rotina, no dia a dia de seus estudos.

5. Faça associações entre ideias e imagens

Uma boa dica é associar a matéria a ser estudada a imagens e situações do dia a dia. Pode ser algo engraçado, jogos de palavras, trocadilhos e também nomes e diferentes siglas Deixe a imaginação trabalhar e melhore a sua memória..  

6. Construa um “palácio da memória”

Esta é uma técnica que utiliza a memória espacial para que você consiga gravar fatos, listas e nomes. Imagine um palácio com diversos móveis no ambiente. Agora, dê um nome a cada um destes objetos. Faça uma associação dos assuntos aprendidos com estes artigos.

7. Mantenha uma boa alimentação

Uma boa alimentação é primordial para quem necessita aprimorar a sua memória. Ter uma dieta balanceada contribui para o bom funcionamento do cérebro. Escolha alimentos saudáveis, que contenham ômega 3, por exemplo, ou ainda, flavonoides e fiestina que ajudam na memória.

Não se esqueça também de fazer exercícios físicos. Eles ajudam na oxigenação do cérebro e aumentam a disposição para que o estudante tenha um bom aproveitamento de seus estudos. Seu cérebro poderá assimilar melhor o conteúdo.

O descanso também é importante. Faça uma pausa entre as matérias estudadas. Coma alguma coisa, converse com um amigo. Uma boa noite de sono também é um requisito fundamental para quem deseja melhorar a sua memória.

Conclusão

As técnicas e estratégias neste artigo visam ajudar o estudante a aumentar a sua memorização para os estudos. Deve-se ter em mente que existem outros modos que podem ajudar como por exemplo, ensinar um amigo o conteúdo, gravar e escutar a gravação, assistir a filmes e vídeos relacionados, entre outros.

Através de uma mudança nos hábitos, é possível programar o cérebro a aumentar a assimilação das matérias, melhorando a produtividade e facilitando a realização de determinadas tarefas. Trabalhe para aumentar a sua memória, o esforço será recompensado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.