Como Aprender Mais Rápido: Guia Prático

Independente de seus objetivos estudantis, a enorme quantidade de matérias torna o aprendizado mais lento e difícil. Procurando te ajudar, criamos este artigo que fala sobre como aprender mais rápido e o que fazer para otimizar seus estudos. 

Como ser mais produtivo? Como adquirir conhecimento em meio a tantas questões diferentes? É preciso utilizar algumas técnicas e meios de facilitar a assimilação das matérias estudadas. 

Como Aprender Mais Rápido

Muitos estudantes absorvem as informações apenas lendo um livro. Outros preferem ver um vídeo. O podcast também ajuda a aproveitar melhor o tempo de estudo. São inúmeras as maneiras de aprender e conquistar seus objetivos.

O que você irá precisar para aprender mais rápido

Para assimilar melhor as matérias estudadas, é necessário utilizar algumas técnicas que visam aumentar a compreensão do que está sendo aprendido. Uma boa organização e a potencialização do tempo dos estudos também são necessários.

Procure estudar em um ambiente amigável, onde não haja interrupções e que ofereça o conforto necessário para que você passe uma grande parte de seu dia imerso em seus estudos. O lugar deve facilitar seu foco, não distraí-lo, deve ser silencioso e ajudar a aumentar a produtividade de seu aprendizado.

Um bom exemplo do que fazer para ajudá-lo em seus estudos, é utilizar um marcador, classificando os pontos mais importantes da matéria. Desta forma você destaca a relevância das informações e pode voltar a elas sempre que quiser. Mas tome o cuidado de não marcar todo o seu texto.

Vejamos abaixo algumas técnicas a serem observadas:

  • Conheça os mais variados métodos de estudo e busque aquele que lhe atenda melhor.
  • Faça um registro do que está sendo estudado. Tome notas do que achar mais importante.
  • Se organize, crie um plano de estudo, estabeleça metas a serem cumpridas.
  • Descubra como você aprende melhor, por leitura, na aula presencial, através de vídeos, podcasts, etc.
  • Se concentre e foque nos seus estudos. Desligue o celular, saia da frente da televisão, se houver barulho atrapalhando, procure adquirir um bom abafador de ruídos
  • Teste seus conhecimentos, faça exercícios regularmente. Simulados, questões de vestibular ou de concursos anteriores podem ajudá-lo .
  • Tenha tempo para estudar. Evite se preparar apenas nos dias anteriores à prova.

Como fazer para aprender as coisas mais rápido e melhor

Para tornar seus estudos mais proveitosos, é importante que eles sejam rotineiros. Deve-se estudar com uma grande frequência. Caso seja necessário, peça ajuda a um professor ou a um tutor para tirar suas dúvidas a respeito da matéria selecionada.

Para assimilar melhor a matéria, pode ser interessante fazer um mapa mental do conteúdo. Para tal, faça anotações em pedaços de papel, cartões, escrevendo detalhes importantes. Você pode colá-los na parede, no armário de seu quarto ou espalhá-los pelo chão. 

Vejamos abaixo mais algumas dicas para você aprender mais rápido:

1. Tenha uma meta clara

Procure se organizar melhor. Trace uma meta a ser cumprida. Para se preparar para um concurso, por exemplo, é indicado que se estude de oito meses a dois anos. Planeje e procure, através de pequenos passos diários, atingir seus objetivos.  

Para se organizar para um vestibular é preciso que se estude no mínimo quatro horas por dia. Tenha disciplina e programe seus estudos. A cada meta alcançada, comemore.

2. Mantenha a saúde em dia

Tome cuidado com seu corpo, fazer exercícios físicos de baixo impacto ajuda o cérebro a absorver melhor as matérias. Também é indicado melhorar a alimentação, fugir de alimentos gordurosos é o mais indicado. 

Tome cuidado com a desidratação. Ficar sem beber água pode atrapalhar os estudos de diversas maneiras, como por exemplo, dar dor de cabeça e deixar a pessoa com pouca disposição. O mais indicado é beber cerca de oito copos de água por dia.

3. Revise os conteúdos

Faça uma revisão do que foi estudado, leia e releia sempre que puder. O reexame das matérias é um ótimo meio de assimilar o conteúdo. Reveja as informações antigas, elas lhe darão uma base para aprender os assuntos novos.

Através de um resumo, é possível retirar as informações mais importantes de um texto. Depois, ao voltar ao assunto estudado, fica mais fácil assimilar o conteúdo mais significativo.

4. Durma bem

Falamos sobre a importância de cuidar do corpo para aumentar a produtividade de seus estudos, certo? Dormir bem também é necessário. O indicado é que se durma de sete a oito horas por dia.

Quando você está cansado, seu cérebro não retém as informações estudadas, portanto, estudar sem ânimo é quase o mesmo que não estudar. Descanse e se prepare para o dia seguinte.

Estudar de madrugada não é uma boa opção. O ideal é que você durma cedo e acorde com disposição em um bom horário. Planeje uma rotina diária de estudos buscando realizar as suas tarefas otimizando seu tempo.

Estude descansado. O ideal é que você comece de manhã, após uma boa noite de sono. Se você fica cansado no meio da tarde, pode ser que esteja dormindo pouco. Procure conhecer seu corpo e o quanto de horas de sono ele precisa.

5. Ensine os conteúdos a alguém

Outra maneira de se assimilar melhor as matérias estudadas é ensiná-la a alguém. Pode ser uma boa tática, principalmente para aquelas matérias mais difíceis. Ensinar um assunto específico te mostrará o que você aprendeu.

Você pode ensinar sobre a matéria específica a amigos, familiares, ou até mesmo a você, de frente a um espelho. Procure se concentrar nas informações mais importantes, dessa maneira sua explicação da matéria será mais produtiva.

Conclusão

Estudar para um vestibular, ensino médio, ou para um concurso não é uma tarefa fácil. São muitas as matérias a serem estudadas, sendo necessário ter uma boa disciplina, uma boa organização, além de um bom planejamento.

Pode-se estudar sozinho ou através de diversos cursos espalhados na internet que ajudam o estudante a se preparar melhor para as provas. É importante que se tenha uma boa disposição, que se trace metas possíveis de serem realizadas. 

Os passos apresentados neste artigo são importantes para que a assimilação do aluno às matérias sejam facilitadas, tornando o aprendizado mais fácil e prazeroso. Busque utilizar as nossas dicas para tornar seu estudo mais produtivo.

Se tiver mais alguma dúvida, deixe abaixo um comentário. Esperamos poder atendê-lo e ajudá-lo a conquistar seus objetivos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.