melhor livro de contabilidade para concurso

Os 6 Melhores Livros de Contabilidade para Concursos em 2022

Atualmente aumentou o número de pessoas buscando uma vaga em cargos públicos. Para se destacar frente aos concorrentes, o estudante deve ter em mãos os melhores livros de contabilidade para concursos.

Neste artigo preparamos uma lista de obras de grande valor que podem ajudar o estudante a conhecer mais sobre contabilidade e se preparar para as provas nos concursos públicos escolhidos. 

Contabilidade é uma matéria que tem cada vez mais peso nas provas. Por essa razão é preciso que o estudante procure aumentar seu conhecimento através dos diversos livros disponíveis no mercado. Os melhores livros de contabilidade para concursos podem ajudar a aprofundar seu conhecimento deste assunto tão valioso.

Melhores livros de contabilidade para concursos do mercado

Conheça abaixo a nossa lista dos melhores livros de contabilidade para concurso do mercado e se prepare para a prova de maneira prática e objetiva.

1. Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a Todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC

 Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a Todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC

Livro especializado em contabilidade societária. Atualizado com novas exposições, manteve a sua essência como um dos melhores livros da categoria. Ótima fonte, segura, sendo grande referência para contadores, técnicos e estudantes.

Ele foi desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e pela editora Atlas. Possui um projeto gráfico inovador, estando de acordo com os pronunciamentos e as interpretações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Também está de acordo com as normas internacionais de contabilidade emitidas pelo International Accouting Standarts Boards (IASB). É um manual completo que aborda em sua terceira edição as informações que os leitores e estudantes precisam consultar e entender.

O livro apresenta material de grande ajuda para aqueles que buscam conhecer a contabilidade e se preparar para os concursos. Ele apresenta em suas páginas os temas fundamentais e até os mais avançados, da contabilidade.

Prós

Contras

✅ Material completo

🚫 Muito reflexivo, pouco objetivo

✅ Ótimo projeto gráfico

✅ Linguagem simples

✅ Temas fundamentais e avançados

2. Contabilidade Geral e Avançada

Contabilidade Geral e Avançada

Livro ideal para quem necessita acompanhar as novas normas contábeis estabelecidas, apresentando todas as suas alterações e padronizações. Ele também aborda os pronunciamentos e a legislação brasileira.

Possui uma linguagem simples e de fácil entendimento. Os autores reúnem no livro as informações previstas na legislação e no Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Cada tema é observado buscando tornar mais fácil as comparações e o aprendizado do aluno.

A elaboração do livro foi pensada de modo a tornar mais fácil o entendimento dos assuntos que são postos através de uma sequência lógica, simplificando o aprendizado. Além disso, possui mais de 1.200 questões comentadas.

As mudanças que a contabilidade vem sofrendo, além da padronização de suas normas, devido à globalização, são tratadas neste livro. A legislação contábil brasileira e a sua alteração, resulta do aumento da importância dos pronunciamentos do CPC, que conduz a modernização das normas contábeis nacionais.

Prós

Contras

✅ Livro completo

🚫 Apresenta alguns erros de conteúdo

✅ Possui linguagem clara e objetiva

✅ As questões comentadas são de ótima utilidade para o aluno

3. Contabilidade Geral: Teoria e Mais de 1.000 Questões

Contabilidade Geral: Teoria e Mais de 1.000 Questões

Livro de contabilidade do renomado autor da área contábil, Ed Luiz Ferrari. É a 15ª edição e foi atualizada seguindo os pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). 

O autor apresenta uma nova forma de apresentar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Ela é dividida em operações continuadas e descontinuadas, se diferenciando do modelo descrito na Lei nº 6.404/76.

A ideia de despesas e receitas não operacionais foi eliminada. Além disso, a atualização do livro, apresentou uma sistemática de eliminação de lucros não realizados em operações entre controlada e controladora com base na interpretação técnica ICP 09, corrigindo e melhorando pontos não muito bem regulados.

O livro possui um conteúdo eficiente e técnico, com mais de 1.000 questões propostas e resolvidas, além de comentários a respeito das mesmas. Uma ótima opção para quem deseja estudar um tema completo e atual.

Prós

Contras

✅ Conteúdo completo e atual

🚫 A diagramação do livro apresenta alguns problemas

✅ Mil exercícios propostos e resolvidos

✅ Contém pronunciamentos técnicos do CPC

4. Curso de Contabilidade para não Contadores – Para as áreas de Administração, Economia, Direito e Engenharia

Curso de Contabilidade para não Contadores - Para as áreas de Administração, Economia, Direito e Engenharia

Este livro busca formar profissionais da área de contabilidade que não sejam propriamente contadores. Ele oferece as disciplinas contábeis dos cursos de graduação, possui uma linguagem simples, se distanciando de termos técnicos.

Os conceitos técnicos considerados de maior complexidade são simplificados e algumas ideias consideradas inacessíveis para quem não é profissional contábil são desmistificadas. É uma obra atual e abrangente da contabilidade moderna.

O livro trata dos aspectos da Lei das Sociedades por Ações, e do balanço social, valor adicionado e fluxo de caixa. Na 8ª edição,  a obra foi atualizada conforme as resoluções do Conselho Federal de Contabilidade, em conexão com os pronunciamentos publicados pelo CPC. 

É uma obra com ótima didática que oferece exercícios dos principais exames de concurso público. O livro é interessante por ser destinado a pessoas que não necessariamente são contabilistas. Um ótimo material para estudantes.

Prós

Contras

✅ Linguagem simples

🚫 Tabelas desalinhadas na versão Kindle

✅ Boa didática

✅ Possui exercícios de outros exame

5. Contabilidade para concursos e exame de suficiência

Contabilidade para concursos e exame de suficiência

Livro escrito por um dos nomes mais conhecidos da área contábil, Osni Moura Ribeiro, junto a Juliana Moura Ribeiro, está na sua terceira edição. É uma obra atualizada e direcionada para o estudante de concurso público e de exame de suficiência.

Os assuntos são sequenciais, facilitando a absorção do conhecimento de forma simples e organizada. Um dos melhores livros de contabilidade, ele parte de temas de mais fácil compreensão para os mais complexos de forma sequencial.

É um livro aprovado por muitos estudantes que, de forma progressiva, apresenta os conceitos básicos indo aos poucos apresentar os principais temas dos editais de concursos. Ele dá a base necessária para o estudo dos tópicos mais avançados.

A obra é completa e oferece aos estudantes em sua primeira parte os fundamentos da contabilidade. Na segunda parte do livro, os autores apresentam os principais temas dos editais de concursos, além de exercícios propostos. Um livro de grande didática e de fácil assimilação.

Prós

Contras

✅ Boa didática

🚫 Não apresenta correções para alguns exercícios

✅ Ideal para estudantes

✅ Apresenta os assuntos relacionados à contabilidade de forma sequencial facilitando o aprendizado

6. Contabilidade para as Carreiras Policiais

Contabilidade para as Carreiras Policiais

Obra contábil ideal para quem deseja fazer concurso público para carreiras policiais, este livro se destaca por ser um material simples, de fácil assimilação, boa didática, apresentando os principais tópicos relacionados a contabilidade.

Os concursos públicos para a carreira policial aumentaram o peso desta matéria por ser um assunto de interesse dos profissionais de segurança. Os editais de escrivão e agente da polícia federal e da polícia civil cobram esta matéria com muito mais afinco.  

A contabilidade estuda o patrimônio das entidades, orientando, controlando e registrando os atos e fatos de uma administração econômica. Atualmente os crimes que mais crescem no país são contra o sistema financeiro, logo, o profissional da segurança pública deve conhecer um pouco mais dos assuntos contábeis.

O livro foi escrito e produzido de acordo com os editais de concursos públicos de agentes e escrivães da polícia federal e civil dos maiores estados da federação, além das provas anteriores, tornando-o essencial para o estudante que pretende atuar na área de segurança pública.

Prós

Contras

✅ Linguagem simples e didática

🚫 Estudantes de outras áreas podem achar o livro incompleto

✅ Boa metodologia

✅ O livro é bastante específico para quem deseja atuar como policial 

Por que ter um livro específico de contabilidade para concurso público?

Atualmente a contabilidade é um assunto bastante abordado nas provas de concurso público. É uma matéria que não é estudada nas escolas de ensino médio, o que faz com que seja necessário um aprendizado inicial.

Para o estudante de concurso, todas as matérias devem ser estudadas com cautela, buscando uma maior assimilação do conteúdo. Um Livro específico de contabilidade ajuda o aluno a conhecer a base da matéria e ir desenvolvendo seus conhecimentos aos poucos, de maneira progressiva.

Através de livros, apostilas e videoaulas, o estudante vai se aprofundando cada vez mais sobre os aspectos teóricos da contabilidade. Ler obras contábeis com uma boa didática facilita o estudo do concurseiro, tornando o assunto mais simples e facilitando a assimilação.

Como a contabilidade tem um peso grande nas provas de concurso, é interessante ao aluno obter seu conhecimento através de livros que são mais completos que as apostilas, por exemplo, que oferecem uma visão simplista, muitas vezes fazendo resumos de assuntos relacionados.

Como escolher o melhor livro de contabilidade para concursos 

O melhor livro de contabilidade para concurso deve ser altamente didático. Ele deve oferecer ao estudante a base, as informações principais e as mais complexas, de forma gradual, proporcionando ao concurseiro a assimilação do assunto estudado de forma simples e objetiva.

Existem livros que abordam a contabilidade de forma simplificada, que são ideais para quem nunca estudou sobre o assunto, oferecendo informações preciosas e possibilitando ao estudante dar os primeiros passos nesta matéria tão importante.

Os livros destinados a profissionais de categorias específicas como o livro para concurso de policiais, são também uma boa escolha, visto que ele é baseado nas informações que o profissional deverá conhecer ao exercer a sua função específica.

A importância dos exercícios

O aluno que busca aprender uma matéria como a de contabilidade deve realizar muitos exercícios para fixar as informações. Desta maneira, os livros de qualidade devem apresentar várias questões para serem resolvidas.

Além disso, os exercícios devem ser solucionados e apresentados nas páginas do livro, oferecendo ao aluno a oportunidade de aprender a matéria corrigindo as questões que não conseguiu resolver.

Um bom livro de contabilidade para estudantes de concurso deve apresentar exercícios feitos em provas anteriores possibilitando ao aluno conhecer como as questões serão cobradas nos concursos e se preparando melhor para eles.

A didática é fundamental

A contabilidade é uma matéria que não é cobrada nas escolas de ensino médio, por isso, muitos estudantes devem aprender sobre o assunto a partir do zero. Por isso, o livro destinado aos concurseiros deve proporcionar ao aluno uma fácil assimilação do assunto.

Existem livros que apresentam a contabilidade a partir de sua base, aos poucos eles vão evoluindo os conceitos e proporcionam ao estudante um aprendizado progressivo. As obras que apresentam uma boa didática facilitam o aprendizado e possibilitam ao concurseiro obter conhecimento de forma mais rápida e qualificada.

Livros de contabilidade destinados a leigos no assunto são um bom ponto de partida, visto que eles possuem uma linguagem de fácil compreensão dando uma boa base ao estudante para depois se aprofundar mais na matéria.

Organização e layout do livro

É importante que a obra de contabilidade seja escrita de forma organizada, possibilitando ao estudante observar os gráficos e tabelas apresentadas de forma simples e direta. O livro deve ser de fácil leitura e entendimento. 

Existem obras disponíveis em suas versões virtuais que pecam na questão gráfica, atrapalhando o entendimento da matéria. Antes de comprar um livro de contabilidade, observe como a parte gráfica é apresentada. O ideal é que estas questões facilitem a absorção do conhecimento e a assimilação do conteúdo.

Perguntas frequentes 

Pode-se estudar um livro antigo de contabilidade?

É preferível que o estudante adquira uma versão atual do livro, visto que a globalização que o mundo passa trouxe uma preocupação de se padronizar as leis relacionadas à contabilidade. Por conta disso, várias leis no Brasil estão mudando, na busca de modernizar a legislação.

O que é melhor, um livro de contabilidade ou uma apostila? 

Uma apostila apresenta um resumo do assunto tratado. Muitas vezes faltam informações importantes. Dessa maneira, um livro proporciona um maior entendimento da matéria proporcionando ao estudante conhecer melhor o assunto, se aprofundando nele ainda mais. Além disso, os livros apresentam uma série de exercícios que ajudam os concurseiros a absorver melhor o conhecimento.

Como escolher o melhor livro de contabilidade?

O melhor livro deve proporcionar ao aluno uma absorção de conhecimento, sendo de fácil entendimento. Além disso, ele deve conter questões a serem resolvidas e apresentar as suas soluções. Muitas pessoas procuram por livros baratos, no entanto, é melhor comprar um livro completo, pois assim é possível aprender a matéria de forma organizada, aumentando a produtividade.

O que é melhor para um estudante, um livro ou vídeo aulas sobre contabilidade?

Depende de como o aluno assimila as matérias. Existem pessoas que acham mais fácil aprender com vídeos, mas como a contabilidade é um assunto que necessita de realizar cálculos e gráficos, é preferível ler um livro completo com exercícios a serem feitos. As obras com boa didática possibilitam aos estudantes assimilar a matéria de forma progressiva e organizada.

Como saber a finalidade do livro de contabilidade?

Existem livros no mercado que são feitos para profissionais contábeis, eles são mais complexos e são escritos para pessoas que já conhecem um pouco do assunto. Para estudantes concurseiros, é indicado que eles adquiram livros dedicados a iniciantes na área, pois oferecem um conteúdo mais simples e objetivo. Um livro especialmente escrito para estudantes concurseiros é o mais indicado.

Conclusão: qual o melhor livro de contabilidade para concursos  

O melhor livro de contabilidade para concurso deve ser simples, prático e completo. O mais indicado é que seja uma obra escrita especialmente para estudantes concurseiros, desta maneira ele apresentará não apenas matérias específicas, mas exercícios baseados em provas de concursos anteriores.

O livro Contabilidade para concursos e exame de suficiência de Osni Moura Ribeiro e Juliana Moura Ribeiro é um livro dedicado aos concurseiros e possui uma ótima didática, além de exercícios completos que ajudam ao estudante obter uma maior assimilação da matéria. É uma obra atual que ajuda o aluno desde a base da contabilidade até assuntos aprofundados.

Já o livro Contabilidade para as Carreiras Policiais apresenta um material específico para os estudantes que desejam entrar na carreira de segurança pública. Ele foi escrito de forma simples e direta, proporcionando ao aluno não apenas o aprendizado para a prova,mas também para a sua atuação profissional.

Antes de adquirir um livro sobre contabilidade, tenha em mente que é preferível adquirir uma obra mais simples, que te dá as bases para a matéria. É preferível do que algo destinado a pessoas que já tenham um conhecimento amplo sobre a área. O melhor livro é aquele que possibilita um aprendizado real e que o prepare para uma prova tão difícil e importante quanto a de concursos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.