Os 7 Melhores Notebooks para Estudar em 2021

O melhor notebook para estudar garante praticidade e otimização dos recursos para os estudos. A dinâmica de uma universidade, por exemplo, pode ser difícil e estressante. Não deixe a escolha de um notebook aumentar o estresse. Para te ajudar, testamos, comparamos e selecionamos vários modelos de computadores para estudantes. 

Independentemente do seu setor, seus usos e seu orçamento, o notebook ideal provavelmente será apresentado neste guia de compra. Se você tem um desktop maior, nós o convidamos a conferir os melhores notebooks, os melhores Ultrabooks ou os melhores 2 em 1 disponíveis no mercado!

O que distingue um bom notebook para estudar de um bom laptop? Como regra geral, quanto melhor o desempenho de um notebook, quanto mais recursos ele possui, mais caro ele custará. Os melhores notebooks para estudar devem oferecer o máximo de desempenho e opções a um preço razoável. Eles são uma ferramenta indispensável, capaz de escrever cursos, diagramar apresentações e palestras perfeitas, editar fotos ou vídeos, processar cálculos de dados e outros.

Melhores notebooks para estudos do mercado

Investir em um notebook de qualidade para estudar requer atenção a todos os seus recursos. Veja abaixo nossa lista, ranking, dos melhores notebooks do mercado!

Imagem

Produto

Preço (R$)

1. Notebook ZenBook - ASUS

✔️ Design fino e leve

2. Notebook Inspiron - Dell

✔️ Excelente custo-benefício


3. MacBook Air 13.1 - Apple

✔️ Melhor qualidade de vídeo

4. Notebook Ultrafino Ideapad S145 - Lenovo

✔️ Notebook mais leve do mercado

5. Chromebook Plus Touchscreen - Samsung

✔️ Melhor Chromebook do mercado

6. Notebook Aspire 3 - Acer

✔️ Ideal para quem gosta de Linux

7. Notebook Motion - Positivo

✔️ Facilidade de uso

1. Notebook ZenBook – ASUS

✔️ Design fino e leve

A ASUS, para quem busca qual o melhor notebook para estudar, trouxe a resposta. A máquina é fina e leve, embora seja sólida e oferece um design elegante. O teclado explora brilhantemente todo o espaço disponível e é uma alegria de usar. Ele vem com um grande touchpad que pode ser transformado em um teclado numérico pressionando um canto.

Mas é acima de tudo a excelente tela OLED que faz este PC se destacar da multidão. O contraste infinito e as cores vivas são um deleite para os olhos. E se a calibração não for perfeita, é mais que suficiente para a grande maioria dos usuários.

A configuração não é a mais poderosa do mercado, mas o Core i5 e seus 8 GB de RAM são suficientes para a grande maioria dos usos dos alunos. Apreciamos particularmente os 512 GB de SSD. E com 13 horas de resistência, poderemos partir sem muitos problemas sem nosso carregador.

Prós

Contras

✅ Design fino e leve

🚫 Não possui expansibilidade

✅ Possui COREi7

✅ Bateria dura até 6 horas

2. Notebook Inspiron – Dell

✔️ Excelente custo-benefício

Os notebooks para estudantes, da Inspiron Dell, são versáteis e incluem tudo o que um aluno precisa com uma ótima relação custo-benefício. Se você quer o topo de linha, o Dell Inspiron pode ser ideal o suficiente. Com seu design elegante, excelente mobilidade e tela sensível ao toque, ele não o desapontará nos próximos anos. 

Na verdade, um dos grandes argumentos de venda da nova geração é a plataforma Evo da Intel. Isso significa que ele contém processadores intel CORE i3 extremamente bem otimizados e vem com memória de canal duplo

E para um laptop tão pequeno, a otimização é tudo. Além disso, este laptop de estudante Dell tem uma tela Dolby Vision com cobertura de cor supostamente 100% sRGB e 300 nits de brilho , posicionando o laptop para usuários corporativos. Claro, os alunos acharão que é perfeitamente adequado para eles.

Dell Inspiron 13 2 em 1 7306 possui um painel IPS Full HD de 13,3 polegadas. Ele também é alimentado por um processador Intel Core i3 de 11ª geração, emparelhado com 512 GB de unidade SSD e 16 GB de RAM. Não vamos esquecer o suporte para Wi-Fi 6, que agora está se tornando o padrão para muitos dispositivos no mercado.

Prós

Contras

✅ Excelente custo-benefício

🚫 Não possui touch screen e pode ser bem frágil

✅ Possui processador intel core i3

✅ Borda fina e com antirreflexo

3. MacBook Air 13.1 – Apple

✔️ Melhor qualidade de vídeo

O Apple MacBook Air não é apenas o melhor laptop que a Apple já fez, é também o melhor laptop que você pode comprar agora. Esta é a primeira vez que um MacBook chega ao topo deste ranking, o que se deve ao seu chip interno único e revolucionário: o Apple M1, baseado na arquitetura ARM.

Ao abandonar os processadores Intel, o MacBook Air experimenta o melhor desempenho, permitindo que ele execute tarefas até então deixadas para o MacBook Pro – como a edição de vídeo 4K. Ele continua sendo um dos laptops mais finos e leves, enquanto agora ostenta um nível de vida útil de bateria aprimorado. 

Manipulando facilmente mais de 11 horas com uma única carga, tornou-se uma máquina excepcional que você pode facilmente levar com você para o escritório ou para a aula. Especialmente porque seu preço também é incrivelmente competitivo em relação aos modelos topo de linha da Dell apresentados abaixo.

A cereja do bolo: o novo MacBook Air também pode rodar aplicativos iOS reservados para iPhones e iPads, o suficiente para garantir a você uma rica biblioteca de software (e jogos móveis). Mesmo que você tenha usado apenas laptops com Windows no passado, o MacBook Air vale a pena pular para o macOS. Não tem arrependimentos.

Prós

Contras

✅ Tela de 13.3 polegadas

🚫 Possui uma única entrada para monitor externo

✅ Ideal para estudantes

✅ Sistema em um chip (SoC)

4. Notebook Ultrafino Ideapad S145 – Lenovo

✔️ Notebook mais leve do mercado

A melhor marca de notebook para estudar é a Lenovo. Este modelo é um poderoso ideapad totalmente à prova de futuro – pode facilmente durar um ciclo inteiro (seja faculdade, ensino médio ou cursos). Com os novos processadores da série AMD 3000C, você obtém mais poder de processamento do que qualquer Chromebook concorrente. 

E como este é principalmente um modelo de negócios, você obtém uma proteção incrível oferecida pelo chip H1 do Google e um sensor de impressão digital altamente responsivo. 

É também um modelo que irá apreciar muito a tela. A tela Full HD é suave e permite que você assista a um vídeo onde quer que esteja. Finalmente, existem diferentes opções de entrada que permitirão que você trabalhe de acordo com suas preferências. Você não verá o tempo passar no Lenovo IdeaPad, exceto talvez quando se trata de recarregá-lo. Dura 10 horas de uso.

Prós

Contras

✅ Possui tela antirreflexo

🚫 Velocidade do processador é lenta

✅ WiFi AC ultrarrápido

✅ Tem design leve e compacto

5. Chromebook Plus Touchscreen – Samsung

✔️ Melhor Chromebook do mercado

Se você é um estudante de gráficos, design, edição de vídeo, engenharia, sem dúvida, trabalhará com softwares complexos, portanto, precisará de um computador avançado e relativamente poderoso.

Como as necessidades variam muito e dependem da sua situação, incluímos uma grande variedade de modelos, incluindo Chromebooks como o da Samsung. 

O Chrome OS e seus ChromeBooks também fizeram seu caminho nos últimos anos e agora são bastante utilizáveis ​​pela grande maioria dos usuários que não precisam de um software mais sofisticado do que a automação de escritório.

Com uma boa relação preço-desempenho, este modelo é eficiente graças ao seu processador com tecnologia Intel Celeron e 4 GB de RAM, a sua moldura em alumínio e o acabamento mate que lhe trazem, conferem um estilo sóbrio e elegante ao seu design.

Prós

Contras

✅ Possui processador Intel Celeron

🚫 Não possui entrada HDMI

✅ Tela de 12.2 polegadas

✅ É touchscreen

6. Notebook Aspire 3 – Acer

✔️ Ideal para quem gosta de Linux

Saber qual o melhor notebook para estudar e trabalhar pode ser a solução dos seus problemas. O Aspire 3, por conseguinte, é a versão mais recente da Acer e uma excelente opção acessível. É certo que está equipado apenas com um processador Intel Celeron, mas para verificar e-mails, processar texto e navegar na Internet, bastará. É auxiliado por uma RAM de 8 GB e um disco rígido SSD de até 512 GB.

Ele também tem um teclado decente, bem como uma incrível seleção de portas para os padrões de notebooks modernos. Ele possui, notavelmente, duas portas USB-A, uma das quais possui Power Delivery de carregamento rápido, USB-C, HDMI, Ethernet e um fone de ouvido de 3,5 mm.

Ainda estamos no meio de uma pandemia global, onde muitas pessoas são forçadas a trabalhar ou fazer aulas em casa. Ao abrir mão de nossas viagens diárias no transporte público, a aquisição de um notebook fino e leve é, portanto, menos trabalhoso de carregar. 

Prós

Contras

✅ Touchpad com comandas inteligentes

✅ Tem processador Intel Celeron

🚫 O sistema operacional instalado é o Linux, o que desagrada alguns

✅ Pesa 1,9kg

7. Notebook Motion – Positivo

✔️ Facilidade de uso

Dentre os melhores notebooks para estudar, está o Motion da Positivo. Este PC oferece um acabamento de plástico bastante elegante. O teclado é agradável ao toque, mas surpreendentemente relativamente compacto e desprovido de teclado numérico. A conexão é bem fornecida, com 4 portas USB (incluindo 2 USB-C) e uma saída HDMI. Wifi 6 e Bluetooth 5.1 completam a mesa lateral sem fio.

Sem surpresa considerando o preço, a tela é mediana, com cores bem calibradas, mas o contraste e o brilho são fracos. A integração da webcam sob uma tecla do teclado produz ângulos que ainda não fazem jus ao vídeo.

Graças à sua bateria que pode atingir até 10 horas de autonomia e 50% de carga em 45 minutos, você pode ficar ativo o dia todo, sem ter que pensar em carregar a bateria. Fácil de usar, estético, leve. Recomendo fortemente para uso básico: navegação na Internet, Microsoft Office, reprodução de vídeo ou música. Mas você não deve esperar ser capaz de jogar videogames, que requerem muito mais potência do processador e da placa de vídeo.

Prós

Contras

✅ Possui teclas de atalho para acesso rápido a programas preferidos

🚫 Alguns usuários relatam lentidão no processo de videoconferências e afins

✅ Memória de 2GB

✅ Sistema Win 10 Home

O que comparar em um notebook para estudar?

A utilização do notebook pelo aluno difere de acordo com o tipo de estudos e trabalhos a serem realizados. Não será o mesmo para estudantes de faculdade, medicina e direito, mas também para estudantes de ciência da computação e engenharia. Na verdade, a natureza do trabalho solicitado dependerá da potência do computador desejado:

  • Para o acompanhamento das aulas, a concepção do Power Point, a pesquisa na Internet e a redação dos resumos e briefs, os laptops propostos acima corresponderão perfeitamente.
  • Para estudantes de engenharia, TI, comunicação e marketing, recomendamos uma variedade acima. Os computadores como o Macbook Pro da Apple, a linha ZenBook da Asus, a linha Ideapad da Lenovo e os PCs da marca Microsoft . As características técnicas devem ser superiores com um processador i7, um mínimo de RAM de 8 GB e maior capacidade de armazenamento em SSD . O uso é realmente mais complexo com software mais pesado e exigindo mais capacidade (Adobe Suite, por exemplo).

Em resumo, o investimento em um laptop para um aluno é quase essencial. Os critérios de potência, leveza do aparelho e autonomia serão importantes para um uso agradável , longevidade e conforto. O custo pode ser alto, mas o investimento deve ser calculado ao longo da duração dos estudos.

Como escolher o melhor notebook para estudar

A classificação dos 7 melhores laptops para alunos foi estudada de acordo com diversos critérios técnicos. O aluno passará vários anos no ensino superior. O uso de computadores está cada vez mais presente nas universidades e escolas . O investimento pode ser alto, mas é pra olhar a duração. Um computador portátil deve manter a duração dos seus estudos.

Capacidade de armazenamento

Para poder trabalhar e armazenar vários aplicativos e documentos, recomendamos um disco rígido mínimo de 32 GB. Se você puder pagar, compre um computador com uma unidade SSD. Será muito mais rápido. E consomem muito menos energia, o que é outra vantagem em termos de autonomia. 256 GB é suficiente, especialmente se você tiver um disco rígido externo para salvar suas aulas. 

Tamanho e peso

Se há um critério fundamental, é este. Você carregará seu computador para todos os lugares, portanto, poupe suas costas! Alguns modelos pesam menos de um quilo, enquanto outros pesam mais de 2kg. De preferência, escolha um modelo o mais compacto possível (em largura, comprimento e espessura).

Duração da bateria

Este é o segundo critério mais importante, porque você não quer ficar sem bateria no meio do dia, sem conexão dentro do alcance. A autonomia pode ser muito variável, portanto maximize-a, ao máximo! Você poderá encontrar dispositivos com até 14 horas de duração da bateria.

Tela

A tela é um dos elementos que mais consome energia, portanto, quanto menor for, melhor será o desempenho do computador, a priori. Fique entre 11 e 16 polegadas. Um modelo de 14 ou 15 polegadas se encaixa perfeitamente.

Você também pode ser tentado pela tela sensível ao toque. Esteja ciente de que, se você não usar, ficará mais caro. 

Processador

Para multitarefa, visualização de vídeos em 4K e execução de tarefas de escritório, o processador deve estar entre o i3, i5 e i7. Opte por um modelo de baixo consumo de energia para melhor duração da bateria, como um processador Intel Core i3 (ou i5 se você ainda quiser um pouco mais de energia). 

Perguntas frequentes

Qual o melhor notebook para estudar e trabalhar?

As opções que mais se destacam no mercado de tecnologia são os modelos da Dell. A marca é referência em qualidade de peças e processadores, e por isso, é ideal para quem precisa estudar e passar horas em frente ao computador.

Por que ter um computador para estudar?

Este material agora se tornou essencial para concluir com sucesso seus estudos, seja você uma faculdade, colégio ou universidade. Na verdade, geralmente você precisa de um laptop para fazer pesquisas, para participar ou acessar conferências online, para fazer trabalhos práticos ou mesmo para fazer anotações durante as aulas.

Como um notebook facilita os estudos?

Já que estamos falando de um laptop de aluno, nem é preciso dizer que você não deverá ter problemas para trazê-lo para a aula, para a biblioteca ou para qualquer lugar que precise estar. É por isso que é essencial que você preste a máxima atenção à sua leveza. 

Qual a melhor marca de notebook para estudos?

Os notebooks da Dell são essenciais para quem precisa estudar o dia inteiro. É ideal para estudantes do colegial ou ensino superior.

Qual o melhor notebook em custo benefício?

Mais uma vez, será preciso citar a marca Dell. Ela é ideal para estudos e promove o melhor custo benefício do mercado.

Conclusão: qual o melhor notebook para estudar

Quanto à melhor opção de compra, alguns fabricantes como Apple ou Dell oferecem descontos para estudantes. Geralmente, são cerca de 10% e exigem o uso de um endereço de e-mail de aluno reconhecido. Mas se falamos em melhor custo benefício, o modelo da Dell sai na frente!

Se muitas vezes podemos achar mais interessantes com os nossos bons negócios, estas ofertas têm a grande vantagem de estarem disponíveis durante todo o ano e são uma forma fiável de poupar dinheiro se não tiveres tempo para esperar pelo próximo. 

Não hesite em consultar a administração da sua universidade ou escola para saber se foram firmadas parcerias com fabricantes ou editores de software. Em contraponto, esse guia pode ser essencial para você comprar o notebook certo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *