Como Estudar para Concurso? 

Aprender como estudar para concurso pode ser o diferencial na hora de fazer as provas dos editais. Quem se organiza  com disciplina e força de vontade, sai na frente, pois se prepara melhor e estuda de uma maneira mais produtiva, observando o tempo necessário para a assimilação do conteúdo.

Saber o que estudar, como revisar, ter uma agenda definida, um local adequado, por exemplo, pode ajudar o concurseiro de diversas maneiras. Não é fácil passar em um concurso público, no entanto, não é impossível. Com muita dedicação você pode chegar lá.

Como Estudar para Concurso? 

Felizmente, existem várias estratégias que podem ajudar a organizar melhor os estudos. É importante observar, que, o estudante deverá muitas vezes mudar seus hábitos. Dessa maneira ele poderá aumentar seu foco e concentração, no intuito de absorver melhor o conhecimento dos livros, resumos, vídeos, mapas mentais, etc.

O que você irá precisar para estudar para concurso

Primeiramente, deve-se ter em mente que é necessário encontrar um nicho. Ou seja, decida qual área de atuação você deseja trabalhar. Existem concursos para cargos administrativos, jornalismo, direito, saúde, auditor fiscal, entre outros.

Os concursos também são diferenciados pelo grau de instrução. Neste caso, é preciso ter cuidado. Concursos de ensino médio são mais concorridos, porém são mais fáceis. A remuneração neste caso é menor. Se você possui o 3º grau completo, talvez seja mais interessante procurar um edital na sua área de atuação.

É importante ter um tempo de seu dia para ir atrás dos editais. Existem na internet diversos sites e plataformas que atualizam diariamente os concursos abertos em todo o país. Cadastre-se neles, dessa forma você será notificado sempre que um edital for aberto.

Existem matérias comuns a quase todos os editais. Pode ser interessante estudar matérias como matemática, português, conhecimentos gerais, etc, para fixar esse conteúdo básico. Dessa maneira, você poderá estudar mais profundamente os conhecimentos específicos do cargo em questão, quando sair o edital.

Em concursos onde é necessário a realização de um teste físico, é preciso estar em forma. Por essa razão, comece desde já a trabalhar seu corpo, com exercícios aeróbicos e de alto impacto. Não se tem um porte físico saudável de um dia para o outro. Além disso, os exercícios auxiliam na oxigenação do cérebro, sendo um grande aliado para os estudos.

Como iniciar nos estudos para concurso

O concurseiro iniciante deve, antes de tudo, mudar certos hábitos. É preciso que ele seja proativo, que siga seu cronograma de estudos com fidelidade, formando um hábito, que deve ser seguido com disciplina, organização e com força de vontade.

É preciso organizar o seu dia a dia. Uma boa dica é ter uma agenda onde você poderá planejar seu horário de estudos durante a semana. É importante também ter um local adequado, silencioso, sem distrações. Programe o número de horas de estudo que serão necessárias para aprender as matérias.

Uma boa ideia é se cadastrar em plataformas educacionais na internet que possuem diversos planos de estudo, de acordo com o cargo almejado. Existem sites gratuitos e pagos. Escolha o que melhor atende às suas necessidades.

Veremos abaixo alguns passos para você começar a estudar para concursos públicos:

Tenha objetivos claros e atenha-se a eles

Ao ter em mente um objetivo a ser alcançado, você treina a mente para atingi-lo. Uma boa ideia é fazer um quadro dos sonhos para que você a todo momento, possa se lembrar do que deseja alcançar, aumentando assim a sua motivação.

Não se perca com muitas atividades diferentes realizadas no seu dia a dia. Mantenha o foco. Talvez seja necessário deixar um hobbie ou um hábito por algum tempo. Dessa maneira, você irá direcionar as suas energias ao seu objetivo.

Planeje sua rotina de uma forma que você seja capaz de estudar um conteúdo completo. Faça exercícios, questões relacionadas à matéria, após o estudo. Dessa forma você irá assimilar melhor o assunto em questão.

Criar um hábito de estudo faz com que você aos poucos ganhe uma maior produtividade, melhorando  a assimilação das matérias. O ideal é ter metas a serem alcançadas. Além de organizar melhor, conquistar um propósito aumenta a sua motivação. É muito prazeroso finalizar uma tarefa.

Faça as provas dos editais anteriores

Ao fazer as provas e questões de concursos públicos passados, você se prepara melhor para a avaliação almejada. Muitos concursos possuem determinadas características. Isso vale também para a banca examinadora. A Fundação Carlos Chagas, por exemplo, costuma ter questões bem elaboradas e extensas.

Ao treinar respondendo às questões de concursos passados, você acaba por conhecer como são as provas, além de fixar a matéria estudada. Por essa razão, ter um objetivo, como a instituição que você deseja trabalhar, torna o estudo mais fácil, pois você se prepara para um tipo definido de prova.

As pessoas possuem aptidões diferenciadas. Alguns assuntos são mais fáceis do que outros. Mantenha seu foco em matérias que você tem dificuldade. Com o passar do tempo, irá perceber que, com dedicação, é possível aprender e compreender melhor assuntos delicados. 

Saiba quais são seus pontos fracos e busque dominá-los. Tenha disciplina e procure vencer seus obstáculos. Com uma mudança de atitude, é possível assimilar conteúdos mais complexos. Depois você pode voltar a estudar as matérias que domina.

Tenha a tecnologia como aliada

Assista vídeos e aulas online com professores especializados. Ao utilizar meios diferenciados de conteúdos educacionais, seu cérebro irá realizar mais conexões, ajudando a fixar a matéria estudada.

Com o celular você pode estudar em qualquer lugar. Se estiver, por exemplo, em um ônibus, assista a um vídeo, leia um resumo. Otimize seu tempo através dos dispositivos tecnológicos e aprenda os conteúdos de forma prática e fácil.

Como falado anteriormente, as plataformas educacionais são ótimas aliadas para os concurseiros. Existem diversos sites com ótimos conteúdos que o ajudarão a passar nas provas. Procure por eles, muitos têm um ótimo custo benefício.

No caso de você fazer um cursinho de preparação para o concurso, gravar as aulas também podem ser muito úteis, pois permitem rever a matéria ensinada, ajudando a fixar melhor o conteúdo, e aumentando a produtividade de seu estudo.

Conclusão

Estudar para concurso público requer muita dedicação, foco, proatividade e muito trabalho duro. Se você deseja realmente ingressar no serviço público, deve se preparar de forma adequada. Além disso, não se esqueça de descansar entre uma ou outra matéria e de dormir bem. Dessa maneira, seu cérebro ira fixar melhor a matéria estudada.

Estima-se que sejam necessários de um ano e meio a dois anos de preparação para a prova. Portanto, é preciso estar com o objetivo em mente o tempo todo. Com as dicas apresentadas neste artigo, é possível ter uma rotina de estudos positiva, aumentando a sua produtividade e assimilação do conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.