O que é Concurso Público?

O concurso público é uma oportunidade de trabalho no qual o concursando pode garantir a sua vaga em um cargo público por meio do próprio esforço, através de uma prova, ou avaliação. É um processo que busca dar uma oportunidade àqueles que estudaram as matérias requisitadas para a classificação.

Quem deseja passar em um concurso público, normalmente vai em busca do cargo por diversas razões. Uma delas é a remuneração, mas muitas pessoas também procuram a estabilidade que a posição oferece.

O que é Concurso Público?

O processo seletivo nem sempre é fácil. São muitas matérias a serem estudadas e o concursando acaba passando de um a dois anos estudando para passar nas provas. Além disso, a concorrência também é grande, visto que as vantagens de se trabalhar em um cargo público são grandes.

O que é concurso público e como funciona?

O concurso público é uma seleção feita por órgãos especializados como a Fundação Getúlio Vargas, Fundação João Pinheiro, Cespe, entre outros, que busca avaliar o concursando através de diferentes matérias, relacionadas aos cargos pretendidos.

Os órgãos públicos como o Banco do Brasil, INSS, Marinha, Exército, Assembléias Legislativas, por exemplo, procuram selecionar os candidatos a partir de um processo meritório, como uma prova ou redação, no qual os primeiros colocados serão chamados para exercer a função ofertada. 

O concurseiro que deseja ser um servidor público, procura pelos concursos de acordo com a área pretendida. Ao encontrar uma boa oportunidade, ele primeiramente lê o edital, que contém todas as regras necessárias para se passar, além das datas da prova e as especificações das matérias a serem estudadas e paga uma taxa para poder realizar a avaliação.

Quais são as etapas do concurso

São várias as etapas de um concurso público. Elas se diferem de acordo com o cargo. Ou seja, as matérias divergem, alguns possuem provas de redação e outros avaliação de títulos. Alguns concursos, como o da Polícia Federal, exigem uma prova física e ainda avaliação psicológica e investigação social.

Primeiramente, o concursando deve realizar uma prova objetiva. As matérias se diferenciam, por exemplo, pelo nível de escolaridade da vaga. Ou seja, se é requisitado aspirantes com ensino médio completo, técnico, ou superior.

Alguns conteúdos comuns em concursos públicos são conhecimentos gerais, matemática, português, informática, inglês, entre outros. A maioria dos concursos também questionam conhecimentos específicos relacionados ao cargo.

Além destas matérias, alguns concursos buscam avaliar os concurseiros através de provas de redação, a prova discursiva. No caso de áreas jurídicas como no bacharel de direito, essa prova é oral. Em outros cargos, normalmente ela é escrita.

Para concursos na área de segurança, como na polícia, bombeiros e exército, é cobrada uma avaliação física que o concurseiro deve realizar para ter acesso ao cargo pretendido. Como já falado, também há uma investigação social e a avaliação psicológica.

A prova de títulos permite ao concurseiro se destacar dos demais por ter certificados de pós-graduação, mestrado, doutorado ou experiências profissionais anteriores na área de atuação. Normalmente os editais informam se haverá este tipo de avaliação.

Outras formas de ingressar no serviço público

Existem outras maneiras de ingressar no serviço público. Uma delas é através do processo seletivo simplificado. Essa modalidade normalmente vale para servidores temporários e não efetivos. É um processo parecido com o de uma contratação por uma empresa privada.

Não há provas como em concursos públicos. Os candidatos são avaliados através de uma análise de seus currículos e por suas experiências anteriores. O aspirante que possuir as melhores aptidões acabará sendo contratado.

O empregado público se diverge dos servidores em alguns aspectos. Ele também deve realizar uma prova, avaliação, porém, seu regime de trabalho é o da CLT. Este colaborador também tem estabilidade no emprego e pode trabalhar, por exemplo, no Banco do Brasil, Caixa Econômica e Petrobras.

O servidor comissionado não precisa ser aprovado em concurso público. Ele não tem direito à estabilidade, pode ser demitido sem justificativa. Ministros, diretores e secretários, ocupam estes tipos de cargos.

Os estagiários também atuam em cargos públicos.  Normalmente eles são temporários, como por exemplo, universitários. O processo seletivo é feito de acordo com o órgão competente. É uma boa oportunidade para adquirir experiência na área de atuação.

Através de uma prestadora de serviços, o órgão público contrata funcionários terceirizados através de uma licitação pública. Não há vínculo direto com a instituição. No entanto, ele exerce uma função administrativa vinculada ao órgão. Normalmente esse tipo de contratação é realizado para funcionários do setor de limpeza, segurança, transporte, manutenção, portaria, entre outros. 

Quais são os tipos de concurso público?

Existem variados tipos de concursos públicos. As instituições públicas que necessitam de novos servidores, seja por ter muitos colaboradores aposentados, ou que tenham a necessidade de ter um servidor em um novo cargo, realizam essas avaliações para contratar novos trabalhadores. 

Portanto, é bom ficar atento às notícias sobre concursos para ficar por dentro e acompanhar os novos concursos para a sua área. Na internet existem diversos sites que contém as datas dos mais diversos concursos públicos espalhados pelo país.

Podemos destacar os seguintes órgãos que realizam concursos públicos:

  • Executivo.
  • Judiciário.
  • Legislativo.
  • Administrativo.
  • Fiscal.
  • Bancário.
  • Polícia.
  • Exército.
  • Controle.

Conclusão

Os concursos públicos são uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar em um cargo público. Além de ter uma boa remuneração, os servidores possuem uma estabilidade em seus cargos. Desta maneira, muitas pessoas acabam por passar sua vida profissional inteira nestas instituições, sem correr o risco de serem demitidas.

No entanto, passar em provas de concursos públicos não é uma tarefa fácil. É preciso uma boa preparação, assimilar diversas matérias e estudar o conteúdo específico de cada prova. Não se esqueça também que para órgãos de segurança é preciso uma avaliação física, então, para conseguir essa vaga, deve-se buscar um bom condicionamento físico.

O concurso público é uma avaliação que busca dar uma oportunidade aos concurseiros de conseguir uma vaga no setor público através de seu próprio mérito. Caso você tenha mais alguma dúvida a respeito, deixe seus comentários abaixo que serão prontamente respondidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.