Como Ler Mais Rápido

Chegando perto das provas, o aluno, vestibulando ou concurseiro, se depara com uma enorme quantidade de livros para serem estudados. Dessa maneira, para se sair bem no dia D, o estudante se pergunta: como ler mais rápido

Existem algumas técnicas de leitura que podem ajudar o estudante nesta árdua tarefa. Uma delas é a leitura dinâmica, que é um conjunto de métodos que buscam aumentar a velocidade, sem prejudicar o entendimento do texto.

Como Ler Mais Rápido

Esta técnica consiste em ler agrupamentos inteiros de palavras, possibilitando uma economia de tempo nos estudos exponenciais. Veremos nesse artigo mais algumas técnicas que te permitirão ler aquele livro importante em menos tempo, e o melhor , entendendo todo o seu conteúdo.

O que você irá precisar para ler mais rápido

Um adulto lê normalmente, cerca de 200 palavras por minuto. No caso de ter uma maior demanda, como por exemplo, uma prova no dia seguinte, ele pode chegar a ler até 300 palavras por minuto. 

Algumas pessoas lêem mais rapidamente do que outras, mas não se desespere, é possível adquirir mais habilidade através de diversas técnicas. O fato é que é preciso tornar a leitura um hábito, é necessário fazer exercícios com o cérebro e com os olhos. Vejamos o que é preciso para aumentar a sua rapidez na leitura.

  • Procure através de estudos entender o funcionamento do cérebro.
  • Treine seus olhos para poder ler mais rapidamente.
  • Cuide da sua forma física, o exercício aumenta a oxigenação cerebral.
  • Participe de um grupo de leitura rápida.

Como fazer para ler as coisas mais rápido e melhor

Existem diversas maneiras de treinar seu corpo e seu cérebro para realizar leituras de um modo mais rápido, sem perder o entendimento do texto. É indicado que se aumente a concentração, procure uma postura que não te canse, ler um livro por vez, entre outros. 

Além disso, desenvolver uma leitura dinâmica através dos diversos cursos espalhados pela internet pode também ser uma boa ideia. O que você puder fazer para melhorar a sua leitura é válido. Pequenos passos na direção certa podem ajudar e muito no aumento de sua produtividade.

Veremos a seguir algumas técnicas para ler mais rápido:

1. Concentre-se 

Para ler bem um texto é necessário que se tenha um ambiente calmo e sossegado. Portanto, desligue a TV e coloque o celular no silencioso, desta maneira você não será atrapalhado por barulhos. Procure também um quarto, uma biblioteca, ou até mesmo um jardim, onde você possa estudar com toda a concentração.

Ao concentrar, automaticamente a velocidade de leitura aumenta. Além disso, cresce também a assimilação do conteúdo e sua compreensão. Procure não se distrair ao ler um texto, coloque-o como prioridade na sua rotina no dia a dia.

Para se concentrar melhor você pode procurar um ambiente calmo, praticar meditação, fazer exercícios físicos, construir listas com suas metas, exercitar a memória, dividir grandes tarefas em várias partes.  

2. Mantenha uma postura adequada

É preciso que se tenha em mente que uma postura adequada ajuda a ler um texto mais rapidamente. Ler deitado pode dar algum conforto, o problema é que cansa as vistas e pode dar sono. 

Portanto, é indicado que se leia sentado e com a coluna ereta. Procure por um lugar calmo e em condições que lhe ajudem a estudar, pode ser em uma escrivaninha no quarto ou escritório, ou em uma praça, em uma mesa.

Ao estudar, preste atenção em como está a sua postura, se necessário, se alongue. Procure uma boa cadeira de estudo, distribua o peso do seu corpo igualmente. Com algumas mudanças de hábitos, você verá como é fácil manter sua postura ao estudar.

3. Utilize a técnica scanning 

Esta técnica consiste em realizar uma identificação das palavras-chave de um texto. Ou seja, deve-se procurar pelos termos mais importantes a fim de compreender o que se está lendo como um todo. Dessa maneira se obtém uma maior assimilação do conteúdo levantado.

É um modo de absorver o conteúdo de uma maneira mais eficiente, pois você foca nos assuntos que julgar mais interessantes. A técnica ajuda a ler mais rápido e aumenta a compreensão do conteúdo estudado.

Lembre-se que essa técnica consiste em realizar uma varredura no texto. É preciso que se encontre as informações mais objetivas. É uma estratégia que possibilita ao estudante compreender as informações de maior importância.

4. Cronometre o tempo de leitura

Cronometrar o tempo de estudo também é uma boa técnica para se ler com uma maior rapidez. Dessa maneira você saberá como andam seus estudos. Procure saber quantas páginas você consegue ler em um determinado tempo e busque melhorar seu desempenho.

Sabendo como anda seu tempo de leitura você pode procurar vencer suas limitações. Procure exercitar de diversas formas aumentando a velocidade. Você irá perceber que a cada dia, a cada passo, irá melhorar. Para cronometrar seu tempo você pode utilizar um relógio, um cronômetro e até mesmo uma ampulheta.

5. Pesquise conteúdos relacionados antes

Faça uma pesquisa sobre o conteúdo que você irá estudar. Dessa maneira você terá um conhecimento prévio da matéria a ser estudada e saberá quais os termos mais importantes. 

Leia a introdução, capítulos ou resumos antes de iniciar o conteúdo propriamente dito. Esta técnica também é indicada para melhorar a assimilação, pois aos poucos você vai aumentando o entendimento do que está sendo estudado.

Conclusão

Para conseguir ler um texto mais rápido são necessárias algumas mudanças de hábito. Treinar, procurar ter mais disciplina e foco nos estudos certamente ajudarão o estudante a aumentar a sua produtividade.

É preciso que se treine a cada dia, aumentando sua concentração e treinando seus olhos e seu cérebro a ler de uma forma diferente. Tenha em mente que a leitura rápida não é apenas passar os olhos sobre um texto, é preciso também que se compreenda o que está escrito.

Ademais, com as dicas deste artigo, você certamente perceberá que é possível realizar uma leitura mais rápida e qualificada. Os estudantes, vestibulandos e concurseiros poderão, dessa maneira, estudar um maior número de conteúdo por dia e se preparar melhor para as provas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.