As 5 Melhores Luminárias para Estudar em 2022

As melhores luminárias para estudar são equipamentos indispensáveis para quem deseja passar várias horas do seu dia imerso em livros. Eles tornam a leitura mais fácil e aumentam a produtividade do aluno.

Existem no mercado inúmeros modelos, cada um com características diferenciadas. Para escolher o produto mais indicado para você é preciso conhecer o que diferencia um equipamento do outro.

Para ajudá-lo a escolher a melhor luminária para estudar, analisamos vários produtos disponíveis no mercado e selecionamos os melhores de cada categoria. Esperamos que este artigo lhe ajude a escolher o produto mais indicado.

Melhores luminárias para estudar do mercado

Veja abaixo a nossa lista das melhores luminárias.

1. Luminária Articulada De Mesa Abajur Tipo Pixar Com Base E Garra – Starmax

Luminária Articulada De Mesa Abajur Tipo Pixar Com Base E Garra - Starmax

Luminária articulada tipo Pixar, feita de ferro, com 60 Watts de potência. Cor preta. Ideal para lâmpadas tipo LED. Peso 1.5 quilogramas. Dimensões de 18 x 18 x 26 cm. Produto indicado para mesa de estudos e de trabalho.

Pode ser utilizada na bancada, no escritório, na escrivaninha, onde preferir.  Possui uma estrutura articulável, prática, funcional, com um design bonito, simples e decorativo. Permite realizar diversos níveis de ajuste e maneiras de direcionar a luminosidade.

Versátil, possibilita a utilização com a base padrão, ou através de garra de fixação, de acordo com a sua necessidade. Luminária sofisticada que valoriza o ambiente. Possui dois tipos de suporte. Excelente luminosidade.

Equipamento que alia alta tecnologia a durabilidade e economia. Apresenta um material firme, com ótima construção, sua base possui um bom peso, auxiliando na articulação e na projeção da luz. 

Pode ser utilizado com lâmpadas comuns, compactas, econômicas, fluorescentes, mini spot, coloridas, e LED. Até 60 Watts. Uma ótima opção para ler, estudar, iluminar. Fica linda no escritório, quarto, ou qualquer outro espaço.

Prós

Contras

✅ Ótimo acabamento, firme, com boa articulação

🚫 O cabo de alimentação é curto

✅ Flexível

✅ Versátil

2. Luminária de Mesa, Preto – Taschibra

Luminária de Mesa, Preto - Taschibra

Luminária feita de plástico, com soquete de porcelana, com corpo articulável. Cor preta. Apresenta 15 Watts de potência. Produto bivolt. Dimensões de 14 x 15 x 20.5 cm. Peso de 625 gramas.

Utiliza cabo de energia. Garante uma boa iluminação, ideal para mesas de estudo ou escrivaninha. Permite o estudo com alta produtividade e foco, garantindo uma iluminação de qualidade independente da luz exterior disponível.

Ideal para iluminar o quarto propiciando um ambiente altamente agradável. Luminária com um visual bonito e elegante. Produto flexível, simples e eficiente. Comprimento do cabo de 950 mm. Possui um ano de garantia. 

Equipamento multifuncional, cria uma iluminação difusa, com um toque de magia e modernidade na sua decoração. Tipo de soquete E27, ideal para lâmpadas bulbo, bolinha, fluorescente e LED. 

Produto com um design clássico e minimalista. Econômico com um baixo consumo de energia. Formato circular, com acionamento manual. De fácil limpeza, alta durabilidade e  resistência.  

Prós

Contras

✅ Boa iluminação

🚫 Cabo um pouco curto

✅ Prática

✅ Bom custo benefício

3. Smart Luminária de Mesa Wi-Fi EPGG20 – Elsys

Smart Luminária de Mesa Wi-Fi EPGG20 - Elsys

Esta luminária alia uma alta tecnologia a um design altamente sofisticado. Produto inteligente com conexão WiFi. É controlada por aplicativo ou por comando de voz Alexa ou Google assistente.

Versátil, possibilita diversas opções programáveis como o tipo de cor, temporização e o uso de cenários. Possui controle da intensidade e da temperatura da luz. Vem com 16 milhões de cores rgb.

Produto bivolt. Dimensões de 11 x 11 x 21 cm. Peso de 689 gramas. Potência de 5 Watts. Fonte de alimentação elétrica. Com essa luminária é possível criar atmosferas diversas com milhões de possibilidades de cores.

A instalação é simples, prática, com facilidade é possível se conectar a luminária através da rede WIFI. Ao comandar o aplicativo, pode-se programar o equipamento para acender no início da tarde e a apagar na hora de dormir.

Possibilita o ajuste da intensidade da luz através do aplicativo ELSYS CASA +. Acompanha  um cabo micro USB, uma fonte de alimentação bivolt e um guia rápido. Vida média de 30 mil horas. 

Prós

Contras

✅ Responde bem aos comandos

🚫 Fácil de se desconfigurar

✅ Controlável pela voz 

✅ Cores intensas e vivas

4. Luminária Led Usb 3 Níveis De Luz Preta AC272 – Multilaser

luminaria Led Usb 3 Níveis De Luz Preta AC272 - Multilaser

Luminária feita com plástico ABS, cor preta, fonte de alimentação elétrica, com fio. Conexão USB, possui três níveis de iluminação: baixa, média e alta. Articulada, permite direcionar o foco de luz. 

Peso de 170 gramas. Dimensões de 12.4 x 10.2 x 20.5 cm. Luminária prática com decoração minimalista, perfeita para qualquer tipo de ambiente. Estrutura reforçada com material de ótima qualidade.

Equipamento resistente com alta durabilidade. Pode ser ligada em um computador, notebook, entre outros dispositivos. Haste flexível, possui sensor touch. Ideal para lâmpadas LED. Acompanha um manual de instruções.

Não ocupa muito espaço da mesa ou da escrivaninha. É ideal para estudos e trabalhos. Fica muito bonita em escritórios e quartos. Flexível, permite uma boa movimentação iluminando muito bem a região escolhida.

Garantia de 26 meses. Produto bivolt. Visual e design moderno. A luminária favorece a concentração e o foco, ajudando nos estudos. Ótima iluminação ajudando na produtividade dos trabalhos.

Prós

Contras

✅ Prática e ilumina bem

🚫 Equipamento muito leve, tomba com facilidade

✅ Flexível

✅ Design sofisticado

5. Luminária de Mesa Viking B – Startec

Luminária de Mesa Viking B - Startec

Luminária feita de polipropileno e aço, alça também em aço. De cor vermelha. Pode ser utilizada na sala, no quarto ou no escritório. Soquete tradicional E-27. Potência de 60 Watts. Tensão de 220 volts.

Dimensões de 12.5 x 12.5 x 35 cm. Peso de 0.83 quilogramas. Possui um design bonito e sofisticado. Equipamento simples, porém resistente, com ótima durabilidade. Luminária prática, útil para o dia a dia.

Ideal para o estudo ou o trabalho, aumentando o foco e a produtividade. Compacta e leve. Plug de interruptor liga/desliga. A lâmpada pode ser de LED, fluorescente, ou incandescente. Possui haste e cúpula ajustável.

Possibilita direcionar melhor o foco da iluminação sem prejudicar a visão. Produto econômico, gasta pouca energia. Vem com um cabo de 75 cm. Possui um ótimo custo benefício.

A luminária se adequa a qualquer ambiente, decorando bem os espaços com seu design moderno e sofisticado. Não enferruja. Produto ideal para a leitura, no trabalho, estudo ou no lazer. 

Prós

Contras

✅ Ótimo custo benefício

🚫 Possui uma base leve

✅ Resistente

Por que ter uma luminária para estudos?

Uma luminária é um ótimo equipamento para quem deseja aumentar a produtividade ou o foco nos estudos. Ela é muito utilizada para fornecer uma iluminação adequada, direcionando a luz para os locais necessários.

Desta maneira, a luminária traz um maior conforto à leitura, possibilitando ao estudante, aumentar a sua concentração. Os olhos se cansam menos, permitindo o aprendizado por mais tempo, sem estafar o aluno.

É possível direcionar a luz para onde quiser. Um item útil, é indispensável para aqueles que precisam estudar durante horas a fio, seja para o pré-vestibular ou para concursos públicos. Uma luminária é uma grande aliada aumentando o rendimento do aluno.

Com uma boa luminária pode-se direcionar e concentrar a luz ou torná-la difusa, buscando os mais diversos efeitos. Um quarto bem iluminado torna o ambiente mais agradável, favorecendo a reflexão e fortalecendo a assimilação da matéria.

Como escolher a melhor luminária para estudos

A melhor luminária para estudos deve ajudar o aluno a ler e a aumentar a sua produtividade. Deve ter uma luz adequada que permita iluminar diretamente o material que está sendo estudado, sem cansar os olhos.

Objetivo

Existem diversos tipos de luminárias, cada uma com características diferentes e com tipos distintos de uso. Como é um equipamento destinado aos estudos, ela deve proporcionar ao aluno uma leitura agradável aos olhos, além de ter uma base pequena, mas com um bom peso, para que fique segura na mesa, junto a livros e cadernos.

Modelo de luminária

É possível encontrar no mercado diversos tipos de luminárias. Dois se destacam, a de LED e a de soquete. Ambas tratam do tipo de lâmpada que será acoplada ao produto, proporcionando ao usuário vários efeitos distintos.

As luminárias de LED proporcionam uma iluminação mais intensa. Seu brilho é alto e tem a vantagem de ser mais econômica, pois consome menos energia. Elas duram por mais tempo, desta maneira, há menos trocas de lâmpadas. Além disso, as lâmpadas de LED não esquentam, podendo ser utilizadas por crianças com segurança.

As luminárias com soquete possuem a vantagem de se poder adaptar vários tipos de lâmpadas, como as fluorescentes, incandescentes, e as de LED. Você pode escolher a lâmpada certa para um determinado objetivo, o que pode ser muito útil.

Tipo de base

O tipo de base é um item importante a ser analisado antes de comprar uma boa luminária. Ele pode ser de três tipos: base simples, com garra, ou de clipe. Cada um deles com suas vantagens e desvantagens.

A luminária de base simples é a mais comercializada, tem a desvantagem de ocupar mais espaço na mesa, porém, pode ser colocada em qualquer lugar. O ideal é que tenha um bom peso, garantindo que o equipamento não tombe.

A luminária com garra é fixada na mesa. Elas são práticas e fáceis de se utilizar, ocupam menos espaço que as bases tradicionais.  No entanto, elas não podem ser colocadas no centro da escrivaninha. Antes de comprar e instalar é necessário saber a medida do tampo para que ela possa ser colocada sem maiores problemas.

As luminárias com clipe são práticas, de fácil instalação. Elas se fixam na mesa e são bem simples. Como na luminária com garra, deve-se medir o tampo da mesa para que se possa prender o equipamento corretamente.

Perguntas frequentes

Como são as luminárias com controle de intensidade?

Existem alguns produtos no mercado que permitem o ajuste da intensidade da iluminação da luminária. Normalmente são de lâmpadas de LED e podem ser úteis em várias situações. Alguns equipamentos possuem um dimmer que é uma tecnologia que faz o ajuste escolhido. Desta forma o aluno pode escolher a iluminação mais agradável para seus olhos.

Quais tipos de luz são emitidos pela luminária?

As luminárias podem emitir luz difusa ou direta. Um equipamento ideal deve levar em conta esta característica. Para uma luz difusa, a cúpula deve ser arredondada, a luz vai para cima e para baixo. Com uma iluminação direta, a luz é direcionada para o local desejado. O equipamento possui uma abertura única.

Qual o tipo de alimentação ideal em uma luminária?

Existem equipamentos que são alimentados por uma rede elétrica. Outros são movidos a bateria e luminárias que utilizam a porta USB que pode ser ligada a um computador. No caso do produto sem fio, ele pode ter a vantagem de ser levado para qualquer lugar. A sua luz é menos intensa que os produtos tradicionais.

Qual a melhor luminária para estudar?

O melhor equipamento para o estudo deve ser resistente, ter uma base pequena e pesada, que não tombe, deve ter uma intensidade de luz que permita ao aluno estudar sem cansar os olhos. A Luminária Articulada De Mesa Abajur Tipo Pixar Com Base E Garra (Preto) é um bom produto.

Como deve ser o controle da articulação das luminárias para estudo?

Uma luminária articulada pode ser muito útil aos estudantes. Ela permite que se controle o foco da iluminação. Este tipo de equipamento é mais fácil de usar e prático, possibilitando iluminar um local específico. Antes de adquirir um equipamento é indicado procurar por uma luminária que seja articulada.

Conclusão: qual a melhor luminária para estudar

Antes de adquirir uma luminária, deve-se levar em conta as suas características. Você deve ter em mente qual tipo de equipamento é melhor para você. Conheça os produtos disponíveis no mercado e veja qual é o mais indicado.

A luminária com o maior custo benefício é a Luminária de Mesa Viking B Startec Vermelho 60.0 220 V que tem uma boa potência, é resistente, possui um soquete tradicional e uma boa versatilidade.

A melhor luminária deste artigo é a Luminária Articulada De Mesa Abajur Tipo Pixar Com Base E Garra (Preto). Sua base tem um bom peso, possui uma alta potência, um design sofisticado e moderno.

Procure uma luminária que seja útil no seu dia a dia. Este equipamento ajuda o estudante e facilita a leitura de livros e cadernos. Com ele os olhos se cansam menos e é possível estudar por muito mais tempo. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.