Os 10 Melhores Livros para Concursos Públicos em 2021

Você é concurseiro e não sabe por onde começar a estudar? Não precisa se desesperar! Preparamos um artigo completo com os melhores livros para concursos públicos para te ajudar nesse processo. 

Com provas cada vez mais concorridas e que exigem dos participantes um desempenho quase perfeito, é necessário focar nos estudos e encontrar maneiras para aprofundar os conhecimentos requeridos nesse tipo de avaliação.

Se destacar entre os candidatos é o segredo para ser aprovado nos concursos. Entretanto, isso só é possível quando você utiliza bons materiais de estudo. Sendo assim, confira-os abaixo! 

Melhores livros para concursos públicos do mercado

Para estudar com as melhores ferramentas e ter uma boa performance nos concursos públicos, confira a lista dos melhores livros do mercado. 

1. Como vencer a maratona dos concursos públicos (2019)

✔️ Excelente para concurseiros

O livro Como vencer a maratona dos concursos públicos é indicado para os concurseiros que estão iniciando sua jornada dentro desse campo. Nele, os estudantes irão encontrar simulados, dicas práticas, roteiros de estudo e planejamento

O trabalho da 6ª edição desta obra refere-se à experiência pessoal da autora durante sua jornada de preparação para concursos públicos. Atualmente, o livro é uma referência para os concurseiros que querem se preparar para a Maratona dos Concursos Públicos. 

A autora comenta sobre suas experiências com bastante humor e leveza, além de oferecer orientações objetivas sobre os principais desafios que deverão ser enfrentados durante essa jornada. 

O livro trata sobre os benefícios da carreira pública, dicas práticas, roteiros de estudo, planejamento e simulados. É uma ótima obra para motivar as pessoas que desejam ser aprovadas em concursos públicos. 

Prós

Contras

✅ Trata os conteúdos de forma leve e objetiva

🚫 Alto custo

✅ Leitura motivacional às pessoas que desejam ser aprovadas

2. Manual de Direito Constitucional (2020)

✔️ Ideal para a área de concursos

Ideal para os candidatos que desejam fazer concursos que exigem conhecimentos aprofundados sobre esse assunto, o Manual de Direito Constitucional é uma obra com uma excelente didática e bastante completa.  

O livro foi estruturado para que cada capítulo tivesse independência em relação aos outros, possibilitando que os leitores conseguissem estudar de maneira completa um determinado conteúdo. 

Para isso, os capítulos foram organizados da seguinte maneira: gráficos e tabelas espalhadas pelo texto, possibilitando uma melhor visualização do conteúdo abordado; doutrina com ampla jurisprudência; vários esquemas; e bibliografia comparada e destaques em outras cores para potencializar o aprendizado.

Ademais, conta com quadro sinótico cautelosamente pensado de maneira a representar um retrato em tamanho reduzido de todos os assuntos apresentados no capítulo. O objetivo é que essa ferramenta funcione como um resumo do capítulo e passe segurança ao estudante na reta final de sua preparação. 

Prós

Contras

✅ Possui questões comentadas para conhecer como funciona a cobrança pelas bancas

🚫 - 


✅ A autora orienta o estudante para os exames da segunda fase

3. Provas & Concursos – Informática para Concursos (2020)

✔️ Excelentes comentários em questões

A obra Provas & Concursos – Informática para Concursos é recomendada para os concurseiros que desejam adquirir todos os conhecimentos necessários desse segmento. Com ele, os estudantes terão acesso a conteúdos revisados e com imagens que facilitam o entendimento.  

Se você está em busca do melhor livro de informática para concurso, essa obra dificilmente o decepcionará. Com essa obra em mãos você irá dominar os principais assuntos da informática. 

Considerado um grande marco no mercado desse segmento, Informática para Concursos – Teoria e Questões, de João Antônio, é um livro completamente atualizado e revisado, contando com mais de 500 imagens que potencializam o aprendizado. 

Presente na Série Provas & Concursos, a obra possui o diferencial de não só resolver problemas, mas evitar conflitos futuros, explicar e ensinar a refletir, visto que a disciplina requer o desenvolvimento de uma didática completamente eficaz e inovadora nos concursos públicos. 

Prós

Contras

✅ Escrita simples e objetiva

🚫 -

✅ Conteúdos completos e atualizados

4. Código Interativo Alfacon – Carreiras Policiais (2020)

https://amzn.to/2YkGHtv

O Código Interativo Alfacon – Carreiras Policiais é um material excelente para quem deseja prestar algum concurso desse segmento, como PF, PRF e PM. Essa obra conta com as leis mais recorrentes dessa área e aborda diversos conteúdos relevantes. 

Os concursos públicos são uma área extremamente competitiva no Brasil, por conta disso, o uso de ferramentas completas, atualizadas e de fácil entendimento irá agilizar o processo de aprendizado dos concurseiros.

O Código Interativo AlfaCon foi estruturado com o objetivo de facilitar a preparação para os concursos públicos. A análise e a leitura daquilo a que nos referimos como “lei seca” possui importância para o aprendizado e conhecimento de todos os assuntos exigidos na área.

A obra engloba as leis de carreiras policiais mais recorrentes, sendo dividida em duas colunas para contribuir para um melhor manuseio, além de contar com marcadores que servem para nomear as disciplinas. 

Prós

Contras

✅ Temas bem divididos e estruturados, com titulos e subtitulos

🚫 Alto custo

✅ Campo especial para fazer anotações

5. Concursos públicos – terminologias e teorias inusitadas (2016)

✔️ Melhor livro explicativo da área

Para concurseiros que desejam se atualizar com teorias do segmento de Direito, a obra Terminologias e Teorias Inusitadas é bastante recomendada! O livro se divide em quatro partes: direito penal, direito constitucional, direito civil e direito difusos. 

Os autores João e Joaquim,  sob a coordenação pedagógica de Cleber Masson, conseguiram condensar em uma única obra um conjunto de denominações excêntricas. 

Os autores prepararam uma armadilha para os corretores que fazem do sinistro a alcova para o seu prazer. De agora em diante, será muito complicado para eles conseguirem contornar o livro e achar um meio de surpreender os concurseiros. 

Essa obra é como um livro sagrado para quem está se preparando para os concursos públicos, pois irá facilitar a jornada complicada por onde os estudantes precisam passar antes de conquistar uma carreira pública. 

Prós

Contras

✅ Aborda temas de diversas áreas de Direito

🚫 Necessario complemento de outros materiais

✅ Ótimo material para complementar os estudos

6. Introdução à Teoria Geral da Administração (2020)

✔️ Excelente linguagem didática

Essa obra é uma base bastante sólida para todas as pessoas que desejam seguir uma carreira dentro da área administrativa. A Introdução à Teoria Geral da Administração possui conteúdos que são essenciais dentro desse segmento e que devem ser estudados pelos concurseiros.

Além disso, esse material permite acesso a uma Sala de Aula Virtual do professor Chiavenato, onde os estudantes irão verificar artigos para reflexão, vídeos do autor, mapas mentais, quizzes e um glossário interativo.

A obra oferece um acesso exclusivo à sala virtual do educador Chiavenato, um material inovador que conta com muitos objetivos acadêmicos: artigos para reflexão, vídeos do autor, casos para discussões, além de mapas mentais, quizzes e um quadro interativo. 

A utilização intensiva das tecnologias emergentes em um espaço cada vez mais complexo e conectado impacta de forma direta o campo da Administração. Esta obra é destinada aos administradores e todas aquelas pessoas que precisam de um base teórica e conceitual à prática administrativa. 

Prós

Contras

✅ Linguagem didática

🚫 Necessário uso de outros materiais 

✅ Plataforma digital exclusiva

7. Gramática para Concursos (2018)

✔️ Ótimo material complementar

O livro Gramática para Concursos é um ótimo material para quem pretende fazer algum concurso. A sua estrutura é bem organizada e conta com muitos exercícios para testar o seu conhecimento. 

A editora Impetus apresenta com grande satisfação mais uma edição do livro do autor Marcelo Rosenthal, que, com suas experiências dentro da sala de aula, traz segurança ao trato desse conteúdo. 

O professor Marcelo conseguiu alcançar o ponto de equilíbrio entre a parte prática e teórica, com o desempenho teórico dos conteúdos fundamentais exigidos em concursos públicos na medida correta para a aprendizagem do concurseiro. 

Além disso, a obra conta com exercícios e todos os assuntos apresentados, bem como gabaritos comentados em questões mais complexas. 

O livro conta com o correto uso da gramática como material para a interpretação dos textos, afinal de contas a linguagem existe para comunicar e não para gramaticar. Um exemplo disso é o uso de funções pacientes e agentes para o compreensão de frases com alteração semântica.

Prós

Contras

✅ Conteúdos atualizados

🚫 Alguns assuntos não são muito aprofundados

✅ Ótimo material para complementar os estudos

8. Provas e Concursos – Raciocínio lógico matemático (2019)

✔️ Melhor livro para compreensão rápida

Está procurando o melhor livro de matemática para concurso? A obra Raciocínio Lógico Matemático (RLM) é mais do que ideal para você! Esse material conta com milhares de questões a serem resolvidas, dicas do assunto e simulados. 

O livro Provas e Concursos – Raciocínio Lógico-Matemático conta com uma seleção completa de exercícios e conteúdos relacionados à disciplina e que proporcionam ao estudante uma preparação mais eficaz. 

As questões e os gabaritos contam com comentários do professor da disciplina, que possui experiência no segmento de carreiras e concursos públicos. Os simulados direcionam para a prática da aprendizagem adquirida e também são um reforço para trabalhar com perguntas semelhantes às das bancas responsáveis pela avaliação. 

Para finalizar, existem dicas de raciocínio lógico direcionadas para os concursos públicos, com a seleção de pontos fundamentais para o conhecimento das principais normas de RLM.

Ao longo do livro, os estudantes verão que as três partes que separam o material são de extrema importância para o aprendizado, visto que RLM é um dos conteúdos com maior peso dentre os exames de concursos públicos. 

Prós

Contras

✅ Ideal para concursos públicos

🚫 Gabarito logo após a pergunta

✅ Conteúdos objetivos e de fácil compreensão

9. Contabilidade Geral e Avançada (2019)

✔️ Excelente conteúdo com exercícios

Indicado para aqueles que já conhecem os conceitos básicos da área, essa opção de estudos traz conhecimentos sobre a Contabilidade Geral e da Contabilidade Avançada. A obra é direcionada para os estudantes, concurseiros e profissionais que desejam se aprofundar nesses conteúdos. 

A primeira parte do livro, que apresenta a Contabilidade Geral, tem como base a Lei das S/A, cujos textos mais importantes do ponto de vista desse segmento são tratados de maneira objetiva e criteriosa. 

A segunda parte da obra, apresentando a Contabilidade Avançada, é baseada nos pronunciamentos fundamentais emitidos pelo CPC. 

Depois dos comentários, o livro conta com questões inéditas de exames anteriores, que mostram os tópicos mais interessantes desses conteúdos conforme o ponto de vista do autor e das bancas avaliadoras. Nas traduções das versões originais das regras IFRS, o CPC nem sempre deixa de lado as disposições conflitantes com a legislação do país. 

Em suma, a obra é exclusiva para oferecer um material eficaz para as pessoas que desejam aqui uma excelente performance em provas e concursos que requerem conhecimentos em Contabilidade Geral e Avançada. 

Prós

Contras

✅ Ótima base para quem deseja se aprofundar nos conhecimentos da área

🚫 - 

✅ Possui exercícios de provas anteriores

10. Medicina de Emergência: Abordagem Prática (2021)

✔️ Qualidade em detalhes

A obra Medicina de Emergência: Abordagem Prática é um ótimo material de estudo para quem está buscando ferramentas com abordagens didáticas e de fácil entendimento. 

Além disso, ele está atualizado e possui tópicos referentes à pandemia de Covid-19 no mundo

Prós

Contras

✅ Explicações didáticas

🚫 Alto custo

✅ Conteúdos atualizados

Por que usar livros para estudar para concursos?

Quando o assunto é estudar para algum tipo de exame, a primeira alternativa que surge na cabeça de muitas pessoas são os livros didáticos. Seja na universidade, escola ou na preparação para algum concurso público. 

São nesses materiais que encontramos a base dos conteúdos para obter o aprendizado que desejamos. No entanto, muitas vezes essas ferramentas apresentam uma estrutura muito densa, o que pode deixar alguns entediados.

Muito conteúdo para ler e compreender é um grande desafio durante esse processo de aprendizagem. Em concursos públicos, estudar por meio desse tipo de material é ainda mais desafiador. 

Isso porque, em cada matéria estudada existe uma grande variedade de assuntos. Especialmente quando não é um concurso com um segmento específico. Sendo assim, a alternativa é estudar com uma ferramenta mais resumida.

Entretanto, estudar por meio de livros didáticos não é uma escolha ruim, basta adotar algumas técnicas e ter paciência para se acostumar com esse novo processo. Veja alguns métodos que você pode conciliar enquanto estuda por esse meio:

Faça resumos 

Fazer resumos é uma técnica bastante conhecida entre os concurseiros. Normalmente, é o primeiro método de estudo que aprendemos a utilizar na escola para dar conta de todos os conteúdos estudados. 

Esses materiais devem condensar todo o conteúdo analisado, com os conceitos principais. O recomendado é que os resíduos não ultrapassem 10% do assunto geral do texto. 

O objetivo dos resumos é que resulte em uma ferramenta de leitura rápida, que ajuda a reforçar as informações do texto original. Em algumas situações, você também pode conservar trechos do próprio autor. 

Sempre lembre de anotar frases já ditas entre aspas e numerando as páginas entre parênteses para ajudar a busca na ferramenta bruta, se necessário. 

Sublinhe informações relevantes 

Esse método consiste em sublinhar as informações mais relevantes dentro de um texto. No entanto, não é recomendado que os concurseiros comecem a sublinhar logo de cara, a não ser que eles entendam do assunto e seu respectivo objetivo. 

É preciso que os estudantes façam uma leitura prévia, compreendam a base do conteúdo e, dessa maneira, consiga determinar quais são os pontos mais relevantes e que devem ser grifados. 

A dica aqui é marcar o ponto principal dos capítulos do livro e dos parágrafos do texto, sempre lembrando de pesquisar aquele significado, classificações chaves e conceito para o seu aprendizado. 

Elabore um esquema 

Outro método de estudo é elaborar um esquema acerca do conteúdo que foi estudado. Essa técnica se baseia na reunião dos assuntos que foram vistos e a organização destes em esquemas que contribuam na memorização. 

Esses materiais são representações sintéticas dos conteúdos e podem ser códigos, gráficos ou palavras. O intuito é que eles sejam estruturados seguindo um padrão lógico, apresentando os conceitos principais e subordinados. 

Os principais aspectos para elaborar um esquema eficaz são: 

  • Organização lógica
  • Fidelidade ao texto
  • Utilidade
  • Adequação ao conteúdo estudado 

Seguindo essas técnicas simples, é possível se dar bem nos estudos e realmente ter uma boa performance nos concursos públicos se baseando nos conteúdos abordados em livros e ferramentas semelhantes. 

No entanto, quando escolhemos estudar por meio de livros didáticos, outra dúvida pode surgir: como saber qual é o material ideal? 

Como escolher os melhores livros para concursos

Para muitas pessoas, escolher os melhores livros para concursos não é uma tarefa fácil. Na verdade, esse processo exige muita atenção e cautela, visto que, se comprar o material errado, irá causar muitos prejuízos. 

Para te ajudar nesse processo decisivo, separamos alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de adquirir o material ideal. 

Disciplinas cobertas

Antes de comprar um livro para concurso, pense nas disciplinas que devem ser estudadas e que serão cobradas no exame oficial. Com isso, você precisa comprar aquele material que aborda esses assuntos. 

Afinal, não faz sentido estudar conteúdos que nem sequer são cobrados na prova, não é mesmo? Sendo assim, para evitar frustrações, tenha certeza de que o livro atende às suas expectativas de estudo. 

Edital do concurso

Para se preparar para um concurso, muitas pessoas começam analisando o edital disponibilizado pelas organizações competentes. Ler esse material é fundamental para que os concurseiros saibam as principais características da prova e quais são os passos que devem ser seguidos. 

No edital, os concurseiros têm acesso a regras da prova, data de inscrição, principais conteúdos que serão cobrados, fases da prova, como é calculado a pontuação do candidato, entre diversos outros detalhes importantíssimos. 

Dessa maneira, podemos perceber que uma simples leitura já é um passo para começar a se preparar para os concursos públicos.

Ao verificar os editais lançados, os concurseiros tendem a gastar menos tempo decidindo se devem ou não prestar o exame, o que deve ser estudado e por onde deve estudar os conteúdos. 

Questões e respostas

Estudar por questões é um caminho seguido por muitos estudantes hoje em dia. Com esse método, você consegue perceber quais assuntos domina e quais apresenta mais dificuldade, podendo elaborar um diagnóstico completo e determinar quais conteúdos devem se esforçar mais. 

Muitos livros didáticos, que são voltados para os concursos públicos, oferecem essa ferramenta, onde os estudantes podem responder questões e, em seguida, verificar o gabarito. 

Sendo assim, é mais do que recomendado escolher materiais que disponibilizam perguntas sobre o assunto abordado. 

Perguntas frequentes 

Qual é o melhor livro de Direito Penal para concurso?

O melhor livro de direito penal para concurso é o Código Penal Comentado, por Cleber Masson. Essa obra aborda conteúdos atualizados e de forma bastante didática, contando com cores específicas para cada tópico, gráficos para ajudar na compreensão, quadros de consulta rápida, entre diversas outras ferramentas de aprendizagem.  

Quais os melhores livros de português para concursos?

Atualmente, os melhores livros de portugues para concursos são: Para Falar e Escrever Melhor o Português (Adriano da Gama Kury); Português e Gramática: Erros Nunca Mais (Ivo Korytowski); Ortografia – Dicas Do Professor Sérgio Nogueira; e Gramática Fácil da Língua Portuguesa (Evanildo Bechara).

Como começar a estudar para concurso público sozinho?

Para começar a estudar para concursos públicos, é preciso seguir algumas dicas como: ler o edital; organizar seu tempo (pode montar um cronograma conforme a sua rotina); comece estudando as matérias que têm mais dificuldade; encontre um local tranquilo para estudar; analise e resolva provas aplicadas anteriormente.  

O que é preciso para estudar para concurso?

Antes de começar a estudar para concurso público, dê uma olhada no edital publicado pelas organizações responsáveis pela prova. Dessa maneira você saberá quais assuntos devem ser estudados. Depois estabeleça metas, faça um cronograma, responda questões e obtenha as ferramentas corretas de estudo.

Conclusão: qual o melhor livro para concurso

Encontrar o melhor livro para concurso nem sempre é fácil. Muitas pessoas ficam em dúvida e até desistem de adquirir esse tipo de material por muitos motivos. No entanto, essa busca é necessária e pode ser a chave para garantir um bom desempenho nas provas. 

Neste artigo, apresentamos algumas opções para você e que podem fazer total diferença nos seus estudos. Se ainda sobrou alguma dúvida, saiba que as melhores alternativas para dar o primeiro passo estão mencionadas aqui!

A melhor opção de compra é o livro Como vencer a maratona dos concursos públicos, por Lia Salgado. Ele aborda a trajetória real da autora, que já sentiu na pele a sensação de se preparar para concursos públicos. Dessa maneira, os concurseiros não se sentem sozinhos e conseguem ficar mais tranquilos durante esse processo. 

A obra de Lia Salgado é uma leitura motivacional, que oferece orientações objetivas e claras sobre os principais obstáculos na preparação dos concurseiros. Nesta ferramenta, há dicas práticas, roteiros de estudo e simulados. Ou seja, é um livro fundamental para a sua lista de materiais de estudo! 

Já quando o assunto é custo-benefício, o Código Interativo Alfacon – Carreiras Policiais é uma das melhores opções para os concurseiros que almejam uma carreira dentro desse segmento. Essa área é bastante concorrida no Brasil, sendo assim, essa obra se faz necessária dentro desse contexto. Com esse material, os concurseiros terão acesso a conteúdos de fácil compreensão e que, sem dúvidas, irão agilizar sua aprovação nos exames.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *