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O estressado por Testes de Saber? 5 dicas para lidar

07/12/2019

Aprenda a lidar com o estresse enquanto se prepara para as Provas Saber implementando pouco a pouco esses hábitos simples.

Muitos estudantes sentem ansiedade e estresse durante a sua preparação para as Provas Saber, mas é importante não deixar que ele saia do controle.
Um pouco de estresse pode ser algo bom, nos motiva a trabalhar duro e a entrar, finalmente, mãos à obra.
Mas um exame tão importante pode fazer com que os níveis de estresse encontrarem-se, o que pode impedir que façamos o nosso melhor.
Por isso, é importante abordar o estresse e recuperar o controle.
Aprenda a lidar com o estresse enquanto se prepara para as Provas Saber implementando pouco a pouco esses hábitos simples.
1. Fazer exercício

Sim, nós sabemos, está esgotado. Às vezes, a ideia de que exercitar-se em momentos de alto estresse é a última coisa que você quer fazer, mas garantimos que, depois, você vai se sentir melhor, mesmo você terá mais energia.
Os estudos demonstram que o exercício é eficaz para reduzir a fadiga, melhorar o estado de alerta e a concentração, bem como melhorar o sono e a auto-estima.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que os adultos dêem um mínimo de 150 minutos semanais para a prática de atividade física aeróbica, enquanto que as crianças invistam pelo menos 60 minutos diários de atividades físicas.
Faça o que fizer, não pense no exercício como uma coisa a mais em sua lista para fazer.
Encontre uma atividade que você gosta, seja uma sessão de exercício intenso ou uma caminhada lenta até um parque de ida e volta, e faça com que faça parte de sua rotina habitual.
Lembre-se, uma simples caminhada de 10 minutos pode ser suficiente para produzir várias horas de alívio do estresse.
2. Comer bem

Uma dieta saudável pode reduzir os efeitos negativos do estresse em seu corpo.
Comer os alimentos certos nos momentos estressantes também é absolutamente crucial para a saúde mental.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, é necessário consumir alimentos variados. Incluir na dieta frutas, verduras, legumes, frutos secos e cereais integrais, limitar o consumo de açúcares e gorduras e as comidas processadas
Também é extremamente importante manter-se hidratado em qualquer momento, já que se sabe que a desidratação causa letargia e faz você se sentir cansado.
Desenvolver um hábito de preparação de alimentos saudáveis em sua rotina diária ou semanal pode aumentar significativamente a sua dieta em geral e, finalmente, reduzir os níveis de stress.
3. Dormir bem

Ter uma boa noite de sono, ajuda não só a concentração, mas que melhora o tempo de resposta e a solução de problemas durante os exames.
De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto deve dormir entre 7 e 8 horas diárias.
Embora nem todos nós podemos cumprir este horário, manter padrões de sono consistentes, ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias, é também fundamental.
A Sociedade Espanhola do Sono, recomenda-se não só criar uma rotina, mas também um ambiente adequado para dormir em seu infográfico 10 mandamentos para uma boa higiene do sono.
4.Relaxar

Além de cuidar do que você come, o sono e exercícios, também é importante descansar e relaxar para manter um equilíbrio.
Tomar o tempo para fazer coisas que gostamos liberam endorfinas que nos fazem sentir bem e aumentam a concentração.
Passa o tempo com seus amigos e familiares, vê um programa / vídeo ou leia um livro que te faça sorrir. Quanto mais feliz você for, quanto melhor você se sentir, melhor o farás.
5. Tomar o tempo para planejar

Durante os exames, a organização é a chave do sucesso para manter-se focado e motivado.
Manter-se organizado começa com uma gestão eficaz do tempo, incluindo o gerenciamento eficaz das sessões de estudo, é por isso que o primeiro passo é estabelecer um horário e um calendário de estudo.
Preparar um plano de estudo e objetivos para cada dia, semana ou, inclusive, o mês e fazer o acompanhamento de suas metas fará você se sentir que você tem mais no controle, dando-lhe a tranquilidade de saber onde está tudo, lembrar os prazos e as datas importantes.

Em conclusão, equilibrar a forma em que você gasta o seu tempo também é importante. Comer bem, fazer exercício físico, fazer pausas do estudo e dormir o suficiente asseguram que os seus níveis de stress são mantidos sob controle.